Maracatu Navegante comemora sétimo ano com evento aberto à comunidade em Ribeirão Preto
Comemoração será no sábado, 8, no Centro Cultural Orùnmilá, a partir das 18h

Maracatu Navegante comemora sétimo ano com evento aberto à comunidade em Ribeirão Preto

Com diversas atrações, grupo busca homenagear a ancestralidade africana no Brasil

O grupo Maracatu Navegante, de Ribeirão Preto, comemora no sábado, 8, sete anos de existência. Fundado em 2013, o grupo tem sede no Centro Cultural Orùnmilá, instituição do movimento negro que já atua no município há três décadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Navegante vivencia o Maracatu de Baque Virado, cultura de matriz africana com mais de 200 anos de história em Pernambuco, e que hoje se espalhou pelo mundo. O grupo realiza intercâmbios com as Nações de Recife-PE, em especial a Nação Porto Rico e a Nação Encanto do Pina, agremiações que promovem trabalhos sócio-educativos com a comunidade. Sua manifestação, de intensa sonoridade e movimento, é composta por instrumentos tradicionais do Maracatu, como Alfaia, Caixa, Atabaque e Mineiro.

O grupo já se apresentou em mais de dez cidades do interior de São Paulo, além de participar constantemente de ações culturais e educacionais de todos os tipos e tamanhos. A festa de sábado, 8, conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via Proac-Edital.

Entre as atrações, estão: Dj Nataxxxa, Grupo Terra Preta, Afoxé Omó Orùnmilá, Bat Macumba Samba Reggae, Maracatu Navegante e o Akará (Acarajé) da Mãe Neide Ribeiro, a matriarca da casa. Além disso, haverá venda de comidas e bebidas no local.
 

Quando: 8 de fevereiro, às 18h.

Onde: Centro Cultural Orùnmilá (Rua Rafael Defina, 43, Parque Industrial Tanquinho).

Quanto: gratuito.

Classificação indicativa: livre.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: