MARP recebe exposições “Aproximações” e “AR: Acervo Rotativo”

MARP recebe exposições “Aproximações” e “AR: Acervo Rotativo”

Mostras estarão abertas para visitação entre 22 de março e 4 de maio

O MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi) recebe nesta sexta-feira, 22 de março, a partir das 19h30, as exposições “Aproximações” e “AR: Acervo Rotativo”. As mostras poderão ser visitadas até o dia 4 de maio.

 

O projeto expositivo “Aproximações” reúne obras de dois acervos artísticos públicos vinculados respectivamente, ao Museu de Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas – MAV Unicamp e ao MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).

 

A mostra reúne 53 artistas cujas produções estão contidas em dois grandes núcleos formados por peças acervadas e por novas incorporações. Gravura ou arte xerox, desenho ou intervenção urbana, fotografia ou objetos seriados, unidade ou seriação são algumas das disposições concêntricas que podem ser conhecidas pelo público e reconhecidas a partir das aproximações sugeridas.  

 

Além da exposição, os visitantes poderão conhecer detalhes da curadoria, assinada pela professora dra. Sylvia Furegatti, (docente do Instituto de Artes e atual Diretora de Cultura da PROEC Unicamp) e Nilton Campos (arquiteto, Chefe da Divisão de Patrimônio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo / gestor do MARP).

 

O MARP oferecerá atividades diárias por meio do Educativo, para públicos espontâneos e grupos agendados.

 

AR: Acervo Rotativo

Com organização e curadoria de Laerte Ramos, a mostra reúne 400 artistas visuais com obras medindo até 5 x 5 cm. 

 

A missão do projeto é a formação de um acervo público-independente com obras de artistas visuais contemporâneos brasileiros e estrangeiros. Os artistas são instigados a sintetizar sua poética de trabalho nas dimensões 5x5cm ou até 5x5x5cm.

 

O pequeno formato pode ou não ser interpretado como um desafio dentro da poética e pesquisa do artista, mas trará consigo a preciosidade do gesto e sua essência. O “Ar - Acervo rotativo” visa criar este acervo através da participação dos artistas, para atuar como um agente em diversas regiões possibilitando um recorte significativo da produção nacional e internacional.

 

 

Sobre o curador

 

Laerte Ramos destaca-se no panorama da arte contemporânea brasileira especialmente pela produção em gravura e instalações em cerâmica. Trabalha com diversas linguagens como xilogravura, serigrafia, pintura, escultura, tapeçaria, objetos, utilizando técnicas e materiais que o desafiam como artista-pesquisador.

 

Graduado em artes plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP em Bacharel (2001) e Licenciatura (2002), as pesquisas por ele empreendidas têm como principal eixo condutor os meios reprodutivos da imagem, as seriações em diferentes suportes e a relação com as cidades em que são produzidas ou expostas. Seus trabalhos excedem o caráter de meras peças unitárias e cruzam diferentes linguagens para modificar a compreensão destas e do espaço em que se inserem.

 

Desde a segunda metade da década de 1990, Laerte Ramos tem participado de importantes mostras coletivas e, nos últimos 26 anos realizou diversas exposições individuais, no Brasil e no exterior. Participou de programas de residência artística (França, Suíça, Holanda, Portugal, Estados Unidos e China) e foi contemplado com prêmios, dentre os quais podem ser destacados o prêmio suíço Lelocleprints (2004), o Prêmio Marcantônio Vilaça – Pró Cultura/ MinC (edições de 2012 e 2013), e o Prêmio Mostras de Artistas no Exterior da Fundação Bienal de São Paulo/ Phoenix Institute of Contemporary Arts (2011). Representou o Brasil na Expo Milano/2015 com uma grande instalação de cerâmica que ocupou o Octógono da Pinacoteca de São Paulo no ano anterior.

 

Tem o recorde de 54 exposições individuais, 8 participações em residências artísticas e 32 prêmios como artista. Já como curador, Laerte possui 13 exposições e três prêmios, destacando o Prêmio Marcantônio Vilaça em 2020 com a mostra “Compreensão do Ar” ou (E = M2). Atua desde 2017 também como curador e é diretor do Ar: Acervo Rotativo - uma coleção independente de arte contemporânea em pequenas dimensões.

 

A frente da produtora “Studium Generale” possibilita diversas frentes de troca de saberes com residência em seu ateliêr e projetos de exposições entre outras parcerias culturais. Vive e trabalha em São Paulo.

 

Serviço
Exposição “aproximações”

Data: de 22 de março a 4 de maio de 2024

Local: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi

Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323 - Centro

Informações: (16) 3635-2421

Gratuito

 

Programação

Abertura oficial:

22 de março, a partir das 19h30

 

Visitação aberta ao público:

Terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30

Sábados: 23/03, 06/04, 20/04 e 04/05, das 9h às 15h

(Exceto feriados e pontos facultativos)

 

Curadoria:

Sylvia Furegatti e Nilton Campos

 

Exposição “AR: Acervo Rotativo”

Data: de 22 de março a 4 de maio de 2024

Local: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi

Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323 - Centro

Informações: (16) 3635-2421

Gratuito

 

Programação

Abertura oficial:

22 de março, a partir das 19h30

 

Visitação aberta ao público:

Terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30

Sábados: 23/03, 06/04, 20/04 e 04/05, das 9h às 15h

(Exceto feriados e pontos facultativos)

 

Curadoria:

Laerte Ramos


Foto: divulgação

Compartilhar: