Mauricio de Sousa completa 80 anos de criatividade

Mauricio de Sousa completa 80 anos de criatividade

Quadrinista é conhecido por desenvolver personagens inesquecíveis

Um dos maiores artistas do Brasil, o cartunista Mauricio de Sousa completa 80 anos de vida e de muita história nesta terça-feira, 27. Eternizado pelos quadrinhos da Turma da Mônica, Mauricio é hoje o detentor da cadeira 24 da Academia Paulista de Letras, o que o fez como o primeiro quadrinista a tomar posse de uma cadeira nesta Academia.

O autor é conhecido por dar vida a personagens que já circulam as bancas por mais de 50 anos e são tratados como filhos para o autor. Turma da Mônica, Turma do Chico Bento, Horácio, Astronauta e tantas outras histórias que circulam entre as crianças a cada geração.

Em clima de comemoração, o Portal Revide separou 10 publicações e curiosidades especiais que tornaram o Mauricio de Sousa tão querido entre os fãs brasileiros.

1. Algo inusitado sobre o autor é que todos os personagens de Mauricio são ou foram inspirados em colegas de infância e em todos seus 10 filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada.



2.
Lostinho: Perdidinhos nos Quadrinhos é uma história de 2007, publicada pela Editora Panini. A história é uma paródia do seriado americano “Lost”, uma série da TV norte-americana sobre sobreviventes de um avião que cai em uma ilha cheia de mistérios. Teve uma continuação em 2011, Lostinho: Finalmente... o Final.



3. Pelezinho - Com histórias engraçadas, que misturavam a alegria de ser criança com a paixão avassaladora que, como poucas coisas neste mundo, o futebol consegue provocar, o garoto conquistou para sempre os leitores. Os personagens dessa divertida galera eram todos baseados nos amigos de infância de Pelé, que foi o responsável pela caracterização de suas personalidades e, muitas vezes, deu ideias para as histórias, por meio de situações que a sua recordação de infância ia buscar.

4. Turma da Mônica Jovem é uma publicação mensal dos Estúdios Mauricio de Sousa, lançada no mês de agosto de 2008. Trata-se de uma releitura dos personagens da Turma da Mônica em versões adolescentes, em traços e linguagem que remetem aos mangás japoneses e histórias que buscam dialogar com o público pré-adolescente. Com edições que já chegaram a atingir tiragens superiores a 400 mil exemplares, é uma das séries de histórias em quadrinhos mais vendidas do mundo.

5. O livro que comemora o aniversário de criação do "Chico Bento" traz uma coletânea de histórias que marcaram a trajetória do personagem ao longo dos anos, como a já clássica Chuva na Roça. Além disso, há uma HQ inédita em estilo mangá, com a participação mais que especial da versão adolescente do Chico!

6. Steve Jobs virou uma história em quadrinhos nas mãos da equipe da Turma da Mônica. Com uma variedade extensa de participações especiais, a revista publicou um "Saiba Mais sobre Jobs com a Turma da Mônica", que fundou a Apple junto com Steve Wozniak e faleceu em 2011.

7. Mauricio de Sousa possui uma das assinaturas mais emblemáticas entre as celebridades nacionais. Seu autógrafo é hoje conhecido por todos que já leram alguma edição de seus personagens.

8. Os Clássicos do Cinema são edições especiais publicadas pela Editora Panini trimestralmente desde abril de 2007. São edições parodiando famosos e clássicos filmes do cinema. Às vezes acontece de ser um almanaque, nesse caso são republicadas três histórias. Os destaques vão para Horacic Park, O Exterminador de Coelhinhos Sem Futuro, Titônica, Cascão Porker, Homem-Aranho, Os Vingadoidos e tantas outras.

9. A importância de 50 anos de carreira é sempre um marco louvável que marca homenagens e edições especiais, não importando qual a vertente artística do autor. Celebrando o cinquentenário em 2009, a obra de Maurício de Sousa recebeu homenagens diversas e foi prestigiada de maneira inédita em uma edição especial reunindo 50 artistas de quadrinhos, que recriam os populares personagens com traços diferentes daqueles fundamentados pelo quadrinista.

10. O Capitão Picolé foi o primeiro personagem criado por Maurício de Sousa, em 1947, segundo revelou a edição Mônica 35 Anos (1998). Este personagem foi criado por Mauricio quando ele ainda era criança aos 12 anos de idade. É branco, possui olhos negros, uma capa e se comporta como um super-herói. Lembra o dinossauro Horácio e foi o primeiro entre os desenhos de Maurício de Sousa que teve nome e algumas histórias. O autor chegou a fazer revistinhas artesanais com o personagem e vendia, na base da brincadeira, aos seus coleguinhas na escola que estudava em Mogi.

Pedro Gomes
Fotos: Divulgação

Compartilhar: