Memorial da Classe Operária, em Ribeirão Preto, sedia exposição de Graffiti

Memorial da Classe Operária, em Ribeirão Preto, sedia exposição de Graffiti

Evento terá workshop, sessão de grafitagem ao vivo e música e começa nesta quinta, 29

Neste domingo, dia 1 de novembro, o Memorial da Classe Operária – UGT, sediará a 4ª edição da “Exposição Interior SP – O Graffiti além da capital paulista”.

O evento reunirá 17 grafiteiros de 11 cidades do interior paulista – sendo dois de Ribeirão Preto – e tem como objetivo a visibilidade e o fomento da arte de rua que saiu da Nova Iorque da década de 1970 para ganhar o mundo. “Nosso propósito sempre foi colocar em destaque os grafiteiros do interior paulista”, comenta Wilson Lisboa, idealizador e organizador do evento.

Localizado na rua Jerônimo Gonçalves, número 59, na região central de Ribeirão Preto, a UGT ganhará cores e traços de artistas de diferentes cidades, idades e estilos.

A escolha dos artistas, segundo Lisboa, é democrática. A curadoria seleciona os grafiteiros que desenvolvem trabalhos e atividades constantes nas cidades e na região onde vivem e, em segundo plano, abre espaço à nova geração. “Alguns artistas ainda são novos de carreira, mas estão batalhando, produzindo e procurando seus espaços. Selecionamos ainda outros participantes que já pintam há mais de dez anos. Não procuramos padrões estéticos, tentamos intercalar os artistas desta maneira. Com o cuidado de nunca repeti-los”, explica o organizador.

Baixada Cultural

A organização do evento conta que diversas cidades do interior do estado de São Paulo realizam exposições de Graffiti – de maneira coletiva ou solo –, mas, Wilson Lisboa destaque que, nos moldes como foram organizadas as edições da Exposição Interior SP, Ribeirão Preto foi pioneira.

A exposição foi realizada com o apoio de diversos profissionais da área e do Baixada Cultural, um projeto da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária, aprovado pelo Território das Artes, edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), da secretaria estadual da Cultura.

“O recurso é para desenvolvermos atividades culturais gratuitas nesta região conhecida como ‘Baixada’, na qual a UGT está inserida”, explica o coordenador do projeto Baixada Cultura, Vinicius Barros.

O coordenador destaca ainda que, além da exposição deste domingo (1), outros eventos, como o II Festival de Arte de Rua, apresentações musicais gratuitas no Mercadão Municipal de Ribeirão Preto, oficinas, cursos de audiovisual, fotografia, ensaios abertos com bandas autorais da cidade integram o projeto Baixada Cultural de 2015. “Estamos ainda produzindo um documentário sobre o Memorial da Classe Operária e uma revista com conteúdo sobre o projeto e sobre a própria região da ‘Baixada’”, completa Barros.

Serviço

Dia 30/10
Workshop com Shock no Coletivo Fuligem as 20hrs

Dia 30/10
Live Paint Session com os artistas Bro, Gustavo Almeida e Robs no Colonial Arena as 18hs

Dia 31/10
Painel coletivo na rua com artistas convidados
Rua Álvares Cabral (altura do n 60) às 09hs

Dia 31/10
Workshop com Bro na Escola Bauhaus as 10hs

Dia 31/10
Tarde de Troca Folha na MKD Skate Shop as 15hs

Dia 1/11
Vernissage 16hs
Lounge
Anonimetas
Akilez (Projetonave)
Amanda Mussi (Düsk)
Local: Memorial da Classe Operária - UGT
ENTRADA FRANCA

Revide on-line
Bruno Silva
Foto: Divulgação

Compartilhar: