Mesmo sem dinheiro, tem Carnaval em Ribeirão Preto

Mesmo sem dinheiro, tem Carnaval em Ribeirão Preto

Sem verba da Prefeitura, Maracatu Chapéu de Sol faz festa para os ribeirãopretanos

“Foi um baque, sabemos o que está acontecendo, outros grupos sofreram a mesma coisa, e não podemos fazer muita coisa. Mas a festa é a mesma”, garante a integrante do Maracatu Chapéu de Sol Cristina Rodrigues sobre as apresentações que o grupo realizará a partir do próximo dia 31 de janeiro, nos preparativos do Carnaval de Rua de Ribeirão Preto.

O grupo foi um dos afetados pela decisão da Prefeitura de corte nos recursos para a organização de desfiles de carnaval e blocos e festas de rua na cidade neste ano, em virtude do surto de dengue que afeta Ribeirão Preto.

Para mandar o maracatu para a rua, o grupo ainda conta com o cachê de algumas apresentações realizadas fora da cidade, que serve para fazer manutenção nas roupas e instrumentos, e custear o transporte.

O Maracatu Chapéu de Sol surgiu em 2008, e desde o ano seguinte é figurinha carimbada nos carnavais da cidade. “Nós vivenciamos o maracatu. Trabalhamos a parte cultural e transmitimos a memória dessa cultura, e estaremos trabalhando o Carnaval, que é a festa mais característica dessa manifestação cultural”, afirma Cristina.

Ela destaca que o grupo vivencia o Maracatu de Baque Virado, tradicional no Recife-PE, que agrega dança, teatro e música, e tem como característica a pesquisa, o desenvolvimento e a promoção da cultura popular e tradicional brasileira através de atividades sociais e artísticas, e objetiva o fomento da arte e o respeito às tradições. “Vem do firme propósito em difundir a cultura afro-brasileira na comunidade local”, lembra Cristina.

“A intenção é que toda a população veja isso, porque fizemos essa manifestação artística para eles, e é uma atividade gratuita”, reforça.

Confira a agenda do Maracatu Chapéu de Sol:

31 de janeiro, no Jardim Irája, após o Bloco Os Alegrões – Praça Miguel Darahen;
6 de fevereiro (sábado de Carnaval), em Batatais, Rua Santos Dumont, 482, às 14h;
7 de fevereiro (domingo de Carnaval), na Vila Tibério, Praça Coração de Maria, às 16h;
8 de fevereiro – Festa Tutubatuta, nos Estúdios Kaiser, às 22h;
9 de fevereiro, na Vila Tibério – Cortejo que sai do cruzamento das ruas Bartolomeu de Gusmão com a 2 de Julho, até a Praça José Mortari, a partir das 18h.

O grupo também ensaia todas as quartas-feiras, no Memorial da UGT. Rua José Bonifácio, 59, a partir das 19h30.
 

Foto: divulgação

Compartilhar: