MIS e Cine Barão exibem o filme “Bar Esperança, o último que fecha”

MIS e Cine Barão exibem o filme “Bar Esperança, o último que fecha”

Sessão é gratuita e aberta ao público e debate será das 15h às 18h; filme será exibido no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira

No próximo sábado, 25,  o auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, localizado na rua Duque de Caxias, 547, exibirá o filme “Bar Esperança, o último que fecha”, às 15h, com classificação para maiores de 18 anos. O longa-metragem pertence ao acervo do MIS-RP (Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto), da Secretaria da Cultura e Turismo, como parte do programa Cine Barão. A entrada é gratuita. 

 

Com direção de Hugo Carvana, o filme foi lançado em 1983, e discute as relações afetivas, matrimoniais, trabalhistas e artísticas de um Brasil simultaneamente esperançoso com a anistia, mas ainda imerso em um regime ditatorial. 

 

Após a exibição do filme, o público presente terá a oportunidade de participar do debate com os alunos e professores dos cursos de Produção Audiovisual e de História, do Centro Universitário Barão de Mauá, sobre o tema “Verdades possíveis no cinema brasileiro”.

 

O Cine Barão faz parte das atividades extracurriculares do curso de Produção Audiovisual da Barão de Mauá, realizadas em parceria com a Biblioteca Sinhá Junqueira, com o apoio do MIS-RP.

 

A atividade é uma oportunidade para os alunos dos cursos de Comunicação, sobretudo de Produção Audiovisual, desenvolverem habilidades de análise fílmica e de conhecimentos gerais, em uma dinâmica que inclui o debate e a reflexão junto a um público externo, com o apoio dos professores.

 

Sobre o filme

 

O Bar Esperança, localizado em Ipanema, é o ponto de encontro de figuras singulares, como o casal formado pela atriz Anna (Marília Pêra) e pelo autor de peças televisivas Zeca (Hugo Carvana), além do artista Valfredo (Anselmo Vasconcelos), dos jornalistas Ivan (Nelson Dantas) e Profeta (Wilson Grey), bem como Passarinho (Antônio Pedro), Tuca (Luiz Fernando Guimarães), Cabelinho (Paulo César Pereio), Cotinha (Sylvia Bandeira), Nina (Louise Cardoso) e Dona Esperança (Thelma Reston), a dona do estabelecimento – que está prestes a ser demolido para dar lugar à construção de um prédio. O multifacetado grupo reúne-se no bar, buscando forças para evitar a sua destruição.

 

Vencedor dos troféus Kikito (Festival de Gramado) nas categorias de melhor atriz (Marília Pêra), melhor roteiro (Hugo Carvana, Denise Bandeira, Euclydes Marinho, Armando Costa e Marta Alencar) e melhor atriz coadjuvante (Sylvia Bandeira).

 

 

Endereço: rua Duque de Caxias, nº 547, Centro

 


Foto: Divulgação/ Biblioteca Sinhá Junqueira

Compartilhar: