Mostra homenageia Dia da Consciência Negra

Mostra homenageia Dia da Consciência Negra

A exposição “Proteja Seu Quilombo” apresenta as obras do artista plástico Wilde, de São José do Rio Preto, no Sindicato Bar & Co

Aberta no último domingo, a mostra “Proteja seu Quilombo”, do artista plástico Wilde, homenageia o Dia da Consciência Negra em Ribeirão Preto. A exposição, instalada no Sindicato Bar & Co., é composta por sete painéis que retratam figuras africanas e seus importantes significados na cultura afro-brasileira. Além de artes plásticas, a casa promove encontros musicais que fortalecem a importância do Dia da Consciência Negra.

A exposição “Proteja Seu Quilombo” apresenta as obras do artista plástico Wilde, de São José do Rio Preto, que veio para Ribeirão a convite dos sócios do bar. Wilde lança mão de múltiplas linguagens, entre elas desenho, pintura, ilustração, grafite e até tatuagem, para expressar a cultura, arte, ritos e divindades, todas elas vindas da África e sua forte identidade que formou o povo brasileiro. A mostra conta com o apoio do Centro Cultural Orùnmilá.

Com seu estilo próprio, o artista improvisará traços e expressões durante um live painting, no dia 18 de novembro, a partir das 19h. Além de conhecer a arte e participar de um bate-papo, o público poderá assistir todo o processo criativo de Wilde, e ter a chance de adquirir suas obras originais, que estarão à venda no local. “Esses painéis são fruto de estudos de como são retratadas algumas divindades africanas, orixás, templos, esculturas, ritos na África em sua origem”, pontua Wilde.

Os encontros musicais seguem ao longo do mês e o próximo será no dia 22 de novembro, quando a casa promoverá 2ª edição do Sindicato Hip Hop, comandada pelo dj Robsom Selectah, que apresentará os principais hits desse gênero musical de raízes negras, que se transformou em uma cultura mundial.

Para fechar a programação especial do mês, no dia 29, será realizada a 3ª edição do Bluessencia, com a participação dos músicos João da Gaita e Beto Leoneti, revisitando os clássicos do blues — cuja origem também é africana —, além de músicas autorais.  “Queremos continuar abrindo espaço para a arte no bar. Nesse mês, especialmente, a intenção é mostrar a diversidade cultural do Brasil e a influência da África na arte e também na música”, comenta César Santos, um dos proprietários do Sindicato.

A mostra “Proteja Seu Quilombo” fica aberta até o dia 29 de novembro, com visitação de terça a domingo, a partir das 19h e a entrada é gratuita.
 

Serviço

Exposição “Proteja Seu Quilombo”, por Wilde
Live painting e bate-papo com Wilde
Quando: Até 29 de novembro (terça a domingo), a partir das 18h
Onde: Sindicato Bar & Co. (av. Independência, 617 )
Quanto: Gratuito
Informações: (16) 3442-1973 ou 9 9218-6363 - César Santos


Revide On-line com informações de assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação 

 

Compartilhar: