Museu casa da memória italiana promove oficina gratuita de acessibilidade cultural

Museu casa da memória italiana promove oficina gratuita de acessibilidade cultural

Atividade ensina adaptação de materiais e práticas inclusivas para atendimento a pessoas com deficiência

O Museu Casa da Memória Italiana realiza neste sábado, 25 de abril, das 10h às 12h, uma oficina gratuita voltada à adaptação de materiais para o atendimento ao público com deficiência e/ou necessidades específicas. A atividade será conduzida pela consultora em acessibilidade Carla Damasceno e requer inscrição prévia por meio de formulário online.

 

Com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e fortalecer práticas inclusivas nos espaços culturais, a Oficina de Adaptação de Materiais de Comunicação Alternativa e Aumentativa propõe uma abordagem teórico-prática, reunindo conceitos fundamentais de acessibilidade cultural, tecnologias assistivas e comunicação inclusiva.

 

Voltada a educadores, mediadores culturais, profissionais de museus, estudantes e demais interessados, a atividade busca capacitar os participantes para o desenvolvimento de estratégias que promovam experiências mais acessíveis e acolhedoras.

 

Durante a oficina, serão apresentadas técnicas de adaptação de materiais educativos e expositivos utilizados em ações de mediação cultural, além de demonstrações de recursos acessíveis e atividades práticas de confecção de materiais adaptados.

 

A proposta também pretende sensibilizar os profissionais para a importância da inclusão, incentivando a construção de experiências culturais que considerem diferentes formas de percepção, comunicação e aprendizagem. “A iniciativa reforça o papel dos museus como espaços democráticos, preparados para receber públicos diversos, promovendo autonomia, participação e pertencimento”, afirma Gabriel Azarias, um dos gestores da Casa.

 

Graduada em Pedagogia, Carla Damasceno é mestre em Educação, com pós-graduação em Educação Especial, Metodologias e Gestão para Educação a Distância e Docência na Educação Profissional. Atualmente, preside o Núcleo de Acessibilidade (NUACE), atua como coordenadora de pós-graduação e especialização nas áreas de inclusão e psicopedagogia e é docente do Centro Universitário Moura Lacerda. Também é proprietária da empresa Carla Damasceno Acessibilidade e Inclusão, que presta serviços de consultoria, ambientação, treinamento e recrutamento de pessoas com deficiência para empresas, escolas e museus.

 

A oficina integra as ações do museu voltadas à promoção da acessibilidade cultural e ao fortalecimento de práticas inclusivas no setor, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para atender às demandas de uma sociedade diversa.


Foto: divulgação

Compartilhar: