Museu Casa de Portinari realiza programação sobre Direitos Humanos
Museu Casa de Portinari realiza programação sobre Direitos Humanos

Museu Casa de Portinari realiza programação sobre Direitos Humanos

Ações fazem parte da agenda '#SonharOMundo', promovida pela Secretaria da Cultura do Estado, buscando debater temas como preconceito, discriminação e violência

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, se une aos outros 18 museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em um projeto com objetivo de discutir assuntos relacionados aos Direitos Humanos na semana em que está constituído o seu Dia Internacional – 10 de dezembro. A instituição cultural administrada em parceria com a ACAM Portinari irá propor três atividades: Reflexão Coletiva, Oficina de Palavras e Roda de Conversa, seguindo o tema “Enfrentando nossos preconceitos”.

A primeira ação acontece na próxima quinta-feira, 8 de dezembro, e é destinada aos educadores da instituição. No encontro serão abordados os tipos de preconceito: racial, social, cultural, linguístico, religioso e sexual, buscando novas formas de superá-los por meio da educação.  

Nos dias 9 e 10, o público será convidado para integrar a Oficina de Palavras - #XôPreconceito, substituindo simbolicamente um preconceito com sentimentos nobres, como mais amor, respeito, solidariedade entre outros, em exigência à igualdade e ao respeito mútuo como condição necessária para o convívio social democrático.

Para fechar, em 11 de dezembro, será realizada a Roda de Conversa com o tema "Pessoas Privadas de Liberdade – Preconceito e Discriminação/Ressocialização e Inclusão", com a participação de Silvio Luís do Prado, gerente regional de Ribeirão Preto da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

De acordo com Cristiane Maria Patrici, gerente do local, a programação reforça um dos principais compromissos do Museu. "Todas as atividades são uma manifestação de respeito à cultura, opinião, sexo, religião, etnia e origem social, além do repúdio a toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro".

#SonharOMundo

Pelo segundo ano, os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo se mobilizam em torno de temas relacionados aos Direitos Humanos. Com uma programação específica e campanha nas mídias sociais, a iniciativa parte da premissa de que os museus também devem atuar como instrumentos de transformação social, contribuindo com o respeito à diversidade cultural e combatendo preconceito, discriminação e violência.

A ação envolve, em especial, cinco museus da Secretaria da Cultura do Estado: Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Afro Brasil, Museu da Imigração e Museu Índia Vanuíre (em Tupã, interior de São Paulo).

Para abordar o assunto central nas mídias sociais, os 19 museus da Secretaria da Cultura irão publicar postagens com a hashtag #XôPreconceito, com frases de música ou literatura, vídeos produzidos com visitantes ou funcionários das instituições, imagens do acervo que remetem ao tema, entre outros conteúdos. Os internautas também serão estimulados a postar suas histórias pessoais, de como sofreram ou causaram discriminação e o que fizeram para enfrentá-la.

Programação

Projeto #SonharOMundo
Reflexão Coletiva
Data:
 8/12/2016
Horário: às 17h
Público Alvo: funcionários do Museu

Oficina de Palavras
Datas:
 9 e 10/12/2016
Horário: das9h às 18h

Roda de Conversa
Data:
 11/12/2016
Horário: às 10h


Foto: Divulgação

Compartilhar: