Museu da 2ª Guerra Mundial de Ribeirão Preto tem data de reabertura marcada

Museu da 2ª Guerra Mundial de Ribeirão Preto tem data de reabertura marcada

A visitação será de forma gratuita e estará disponível a partir do dia 23 de fevereiro

Ribeirão Preto terá de volta mais um museu. O Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial "Expedicionário José Vivanco Solano” reabrirá ao público a partir do dia 23 de fevereiro. O horário de funcionamento será de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h. A visitação terá entrada gratuita.

O espaço público abriga acervos que tem relação com a Segunda Guerra Mundial, em especial com a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Para celebrar a reabertura, o museu terá a exposição “Soldados Invisíveis: o espaço do expedicionário na memória local” de autoria do historiador Vitor Pavani e da jornalista Bárbara Dal Fabbro.

“A exposição de abertura é uma reflexão sobre a memória de 57 expedicionários de Ribeirão Preto que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Ao tentar encontrar histórias e registros sobre esses soldados, percebemos que temos pouquíssimas informações. Na maioria dos casos, sabemos somente o nome dos soldados que saíram daqui para lutar contra o nazi-fascismo”, explica Pavani.

Segundo o historiador, a falta de registros evidencia uma perda do senso de ancestralidade e um abandono da memória coletiva com personagens que honraram nossa cidade na luta pela preservação da democracia. “A ideia é lembrar o cidadão de Ribeirão Preto e Região que não só o Brasil lutou contra o nazismo, mas gente da nossa região, da nossa cidade participou ativamente na defesa de uma sociedade aberta. E lembrar isso é fundamental nos tempos que vivemos,” explica o autor da exposição.

A reforma

O museu fechou as portas em março de 2020, devido às medidas de restrições da pandemia da Covid-19. Com isso, a Associação dos Militares e Oficiais da Reserva de Ribeirão Preto e região (cogestora do Museu junto à Prefeitura Municipal) decidiu utilizar esse tempo para promover reformas e readequações do espaço físico.

Durante o período de dois anos que se manteve fechado, o museu passou por diversas modernizações de gestão, se tornando seção da Secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto a partir de março de 2021.

“Foi estabelecido um novo plano de gestão bienal e um novo programa de estágio. Também implementamos uma reserva técnica, coisa que nossa instituição não possuía. Fora isso tudo, promovemos a catalogação, higienização e digitalização de todo o acervo que já está em processo de tombamento”, ressalta Vitor Pavani.

As expectativas são grandes para esse novo recomeço do museu. “Nossas expectativas são muito boas. Pela primeira vez em quase 24 anos de história do nosso Museu conseguimos unir esforços dos setores público e privado, civil e militar. E com apoio técnico de profissionais da área e agentes culturais que somaram muito na realização do projeto, nossa meta é aproximar o Museu das escolas, das universidades e de outros espaços de cultura e educação”, conclui.

Serviço

Local: Rua Liberdade, 182 - Campos Elíseos

Horário: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h

Entrada: gratuita

Reabertura ao público a partir do dia 23 de fevereiro.


Fotos:Arquivo Museu

Compartilhar: