Músico ribeirãopretano Armandinho morre aos 101 anos
Armandinho se apresentou com grandes músicos da era de ouro do rádio brasileiro, como Orlando Silva e Dalva de Oliveira

Músico ribeirãopretano Armandinho morre aos 101 anos

Armandinho inspirou gerações de músicos com criação de método para se aprender a tocar cavaco

“Acompanhei os melhores cantores do Brasil e alguns estrangeiros nos bons tempos do rádio”, descreveu o músico Armando Bento de Araújo, falecido em Ribeirão Preto, neste sábado, 14, aos 101 anos de idade. O músico era uma das referências em um dos instrumentos mais icônicos da música brasileira, o cavaco.

Armandinho, como era conhecido, acompanhou artistas como Orlando Silva, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Elizeth Cardoso, Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Odete Amaral, Dalva de Oliveira, e Hebe Camargo, representantes da era de ouro do rádio brasileiro, que foram alguns dos grandes nomes da cultura popular do País.

Leia mais:
Músicos revivem a época de ouro do Chorinho em Ribeirão Preto

O cantor Roberto Bueno destaca que Armandinho revolucionou o modo de se tocar cavaco e influenciou muita gente. “Sou um admirador dele desde a minha mocidade. Ele criou um método revolucionário que muita gente aprendeu a tocar cavaco por causa disso”, comentou Bueno, que lamentou a perda.

Armandinho começou a tocar o instrumento aos oito anos de idade, após ganhá-lo de um vizinho. Foi autodidata, e em seu livro Primeiro Método para Cavaquinho para Música, escreveu que aprendeu a tocá-lo escutando canções pelo rádio.

Ele começou a tocar na rádio PRA-7 de Ribeirão Preto, uma das primeiras do Brasil, criada ainda nos anos 1920, e depois foi contratado pela rádio Atlântica de Santos, onde ganhou o apelido de “o Cavaquinho de Ouro da G5”. No fim de 2016, foi homenageado pelo projeto Choro da Casa, que resgatou obras de destaque criadas por músicos ribeirãopretanos.


Foto: reprodução internet

Compartilhar: