
Na feira do livro, Marçal Aquino traz relatos sobre vida na comunicação
Além do jornalista, a Orquestra Sinfônica, grupos teatrais e outras atrações variadas agitarão o evento nesta quarta-feira, 12
A programação da Feira do Livro nesta quarta-feira, 12, está repleta de atrações ao público. No dia, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica, além de presenças ilustres como a do jornalista e roteirista Marçal Aquino.
Confira os principais acontecimentos do quarto dia de feira:
Amara Moira
Com a visibilidade que pessoas trans vêm conquistando, junto ao fato de estarmos começando a nos fazer presentes no universo acadêmico, o debate em torno dessas identidades passa a afetar cada vez mais a maneira como pensamos a literatura. A professora Amara Moira, travesti, feminista e doutora em teoria literária, aborda a visibilidade que as pessoas trans vêm conquistando e a presença que começam a fazer no universo acadêmico. Amara é autora do livro autobiográfico “E Se Eu Fosse Puta” e de “Vida Trans – A Coragem de Existir”.
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior
Horário: 9h30
Espetáculo de teatro infantil | Sonhos de uma noite de verão - com a Cia do Abração
Quatro idosos, contadores de histórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar a história dos encontros e desencontros de dois casais.
Local: Tenda Sesc
Horário: 10h
Salão de ideias | Arte sequencial, leitura e educação: quadrinhos e fanzines como registro da história e patrimônio
Com Arnaldo Martinez de Bacco Junior, Arnaldo Martinez de Bacco Neto, Angelo Davanço e Cordeiro de Sá Local mostram que as histórias em quadrinhos e os fanzines podem ser utilizados como registro de histórias e do patrimônio dos municípios? Relato de casos dos projetos “Circuito Zine” e “RP HQ”.
Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior
Horário: 14h30
Apresentação teatral - A flor - com Cia Nuvenzinha Azul
Espetáculo inspirado na obra de Carlos Drummond de Andrade, conta a história de uma flor que nasce no asfalto e o caos de uma grande cidade, onde as pessoas não olham, sequer notam que ela está ali. Atividade agendada.
Local: Teatro Municipal
Horário: 14h30
Espetáculo: Marçal Aquino
Marçal Aquino é escritor, jornalista e roteirista de cinema e televisão. Nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Publicou, entre outros livros, o romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, “O amor e outros objetos pontiagudos”, “O invasor”, “Cabeça a prêmio”, “Faroestes”, entre outros. Escreveu roteiros de filmes como “Os Matadores”, “O Invasor”, “O Cheiro do Ralo” e “Tungstênio”.
Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior
Horário: 16h30
Espetáculo musical | Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto
Em março de 2019, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da região metropolitana. A OSMRP possui vários projetos entre eles “Projeto Tocando a Vida”, “Série Juventude Tem Concerto”, “Ensaio Aberto”, “Música Solidária”, “Música nas Igrejas”, “Ciranda Sinfônica”, “Série Concertos Internacionais” e “Série Concertos Especiais”. O grupo se apresenta.
Local: Theatro Pedro II - Sala Principal
Horário: 20h30
A programação completa pode ser vista pelo site.
Foto: Divulgação/Yuri Pinheiro