Nando Araujo se prepara para gravar disco novo

Nando Araujo se prepara para gravar disco novo

O músico e filósofo ribeirãopretano lançará campanha de financiamento coletivo para a produção do disco Pelas Trilhas dos Celtas; ouça a playlist indicada pelo músico

O harpista Nando Araujo passou aproximadamente quatro anos apresentando – dentre outros projetos – o show Pelas Trilhas dos Celtas. Neste período, que ele considera como um grande ensaio e laboratório para experimentações, aperfeiçoou seu repertório, estabeleceu uma ligação ainda maior com os músicos convidados para os espetáculos e pode conhecer a preferência do público que ele cativou e que o acompanhou durante os anos de atividade.

“O projeto tomou forma e amadureceu. Chega uma hora que é preciso gravar, senão a coisa se perde. Tem ainda o lance de gravar para poder partir para uma outra história”, explica o músico.

Para a realização do projeto, o harpista lançará, na terceira semana de fevereiro, uma campanha de financiamento coletivo por meio da plataforma Kickante. O valor estimado pelo músico para arrecadação gira entorno de R$ 25 mil e será destinado ao pagamento do cachê dos músicos, prensagem dos CDs, confecção das capas, fotos e outras despesas como os brindes para os colaboradores do projeto.  

As recompensas – que serão dadas aos colaboradores de acordo com o valor da doação – vão desde um CD, camisetas, a um show exclusivo na casa ou no local que o colaborador escolher. “A pessoa não está simplesmente dando o dinheiro, está colaborando e receberá uma recompensa por isso. É uma troca”, destaca.

O projeto

Nando Araujo conta que o projeto Pelas Trilhas dos Celtas não se trata somente de uma apresentação de música celta tradicional. “É como um caminhar, uma busca, com uma ambiência celta que eu venho construindo e buscando em cada show”, explica.

O que levou o músico a optar pela gravação do projeto em um CD – além do resultado alcançado com o projeto –, ele conta,  foi a reação causada no público. “As pessoas vinham me contar do efeito que o show causava no aspecto espiritual delas. Um sentimento de transcendência e paz muito grande, porque a harpa, da maneira que você toca, causa isso. Em todos estes anos de projeto, o repertório do show foi caminhando para este viés, da música como um objeto transicional que leve as pessoas a um outro estado mental, e o CD será gravado com este princípio”, destaca.

No repertório do músico consta canções celtas, renascentistas e outras populares – como The Beatles –, além de composições próprias.

Momento musical

Sobre o momento musical que o Brasil atravessa, o músico diz que percebe pessoas buscando coisas novas. “Mas, aí vem aquele velho chavão: as pessoas querem [coisas novas], mas não têm acesso”, analisa. 

Nando diz ainda que há pessoas buscando esse tipo de "música alternativa, meditativa e mais calma". “Sinto que as pessoas gostam deste projeto porque ali, pelos timbres e pela estrutura da apresentação as pessoas assistem ao show e acabam se acalmando. Inconscientemente estão buscando músicas que as tirem desta cotidianidade maluca em que vivemos”, conclui.

Indicação

Enquanto o disco não fica pronto, Nando Araujo separou algumas dicas de artistas do universo de música céltica que influenciam na sua carreira. “É difícil citar uma música específica, mas os músicos abaixo têm me ajudado bastante nesse caminho estético”.

Foto: Bruno Silva

Compartilhar: