Nova etapa do projeto "A Rota do Podão de Ouro" entra em circulação
O projeto da Rota do Podão acontecerá até outubro deste ano, com três etapas

Nova etapa do projeto "A Rota do Podão de Ouro" entra em circulação

"Melaço: O levante da Rainha do Açúcar" será apresentado em cidades da região de Ribeirão Preto

Uma nova etapa do projeto “A Rota do Podão de Ouro” começou a circular. “Melaço: O levante da Rainha do açúcar" é o nome dado para esta fase iniciada pela artista visual, figurinista, arte educadora e curadora independente, Natália Marques Emaye.

A etapa é uma circulação da exposição/instalação, que tem como proposta discutir questões relacionadas à realidade dos cidadãos nas plantações canavieiras do país.

O projeto da Rota do Podão acontecerá até outubro deste ano, com três etapas, e passará em oito cidades, sendo elas: Pontal, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Jaboticabal, São Joaquim da Barra, Ituverava, Pradópolis e Guariba.

“Para entendermos a cultura das cidades, iremos realizar uma pesquisa de campo baseada na vivência com as comunidades locais. Ficaremos por um mês em cada uma das cidades, onde será realizada uma performance cênica, um bate-papo e uma oficina com crianças e interessados dos locais, possibilitando diagnosticar a relação da criança/família com a temática principal, por meio de um resgate do imaginário dessas”, explica Natália.

De acordo com a artista, essa oficina direcionada para as crianças é de extrema importância, pois, através de atividades, pretende-se construir um novo imaginário para elas.

“Muitas vezes, as crianças apresentam constrangimento devido à forma como a memória dessas trabalhadoras foram retratadas para elas. Nossa ideia é fazer com que elas possam enxergar essas mulheres como as verdadeiras rainhas do açúcar, por meio da própria intervenção das crianças nas imagens que iremos mostrar para elas, entre outras ações”, detalha a artista.

Os projetos  “A Rota do Podão de Ouroe "Melaço: O levante da Rainha do Açúcar" foram  contemplados nos editais Proac Lab Prêmio e Proac Artes visuais Circulação 2021, e contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Foto: Thainá Rossati

Compartilhar: