Novo projeto da Fundação do Livro e Leitura realiza ações culturais com transmissões on-line
As inscrições gratuitas estão disponíveis no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Novo projeto da Fundação do Livro e Leitura realiza ações culturais com transmissões on-line

“Revolução Poética - Festival de Ideias” será realizado de 25 a 27 de março, das 19h às 23h, com transmissão gratuita na plataforma digital e nas redes sociais da instituição

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta o novo projeto cultural “Revolução Poética - Festival de Ideias”, com participação de artistas ligados à poesia, que realizam apresentações entre os dias 25 e 27 deste mês, das 19h às 23h, com transmissão on-line gratuita. 

O objetivo do projeto é valorizar a poesia como linguagem e manifestação artística, além de propiciar eventos culturais durante a pandemia da Covid-19, estimulando o consumo da arte de forma consciência, cumprindo os protocolos sanitários de isolamento social. 

As manifestações acontecem no palco do Instituto SEB – A Fábrica, no Centro de Ribeirão Preto, porém a participação do público será exclusivamente pela internet, em acordo com as normas sanitárias e protocolos de segurança contra a pandemia do coronavírus, em transmissões on-line gratuitas. 

Já estão confirmados no evento: a Coletiva Sarau DisseMinas, a Alma – Academia Livre de Artes e Música, Ni Brisant, Leser MC, Leo Otero, Tânia Alonso, De Lucca Circus, Alferdo Pena-Veja, Maria Adélia de Souza, Philip Fearnside, Zuenir Ventura, Alexandre Ribeiro, e Manuela Salau Brasil.  

“A poesia deixou de ser uma linguagem só melodiosa ou romântica. A poesia tem o poder de incitar a reflexão, de fazer com que as pessoas pensam sobre temas. É o verdadeiro poder da palavra" explicou a curadora da 20ª Feira Internacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, vice-presidente da Fundação e idealizadora do projeto, Adriana Silva. 

O projeto “Revolução Poética - Festival de Ideais”, além da Fundação do Livro e Leitura, conta com a participação do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Instituto SEB. 

Programação Cultural 

O primeiro dia de atividades, na quinta-feira, dia 25 de março, o festival debate o tema “Necessidades poéticas do ser humano – Utopia?” com a participação da Coletiva Sarau DisseMinas e do poeta Ni Brisant, coordenador da atividade que acontece das 19h às 21h. A apresentação seguinte, com o mesmo tema, propõe um bate-papo com o professor e pesquisador do Centro Edgar Morin, Alfredo Pena-Vega. 

O próximo tema será “Por uma outra globalização - entre utopias e distopias”, com participação do músico e produtor musical, Leser MC. O último painel do primeiro dia, será com a professora Maria Adélia de Souza. 

No segundo dia de evento, dia 26 de março, o tema é “Sobre as velhas utopias” às 19h com o cinegrafista e editor Leo Otero.  

Em seguida, o público assiste uma conversa com o ecólogo norte-americano Philip Fearnside, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desde 1978 e membro da Academia Brasileira de Ciências. Suas mais de 700 publicações estão disponíveis em https://philip.inpa.gov.br.

Já as 21h, o projeto Alma apresenta uma performance de dança, música e arte visual, intitulada “Conglomerados Utópicos, Distópicas Paisagens”, com 10 bailarinos no palco em 10 minutos de apresentação. Com trilha sonora e direção artística de Lucas Eduardo da Silva Galon, artes visuais de Gerson Watanuki e coreografia de Marisol Antonelli Gallo. 

Quem fecha o dia é o jornalista e escritor Zuenir Ventura, trazendo seu olhar sobre a temática “Novas utopias”. 

No último dia de evento, no sábado, dia 27 de março, a partir das 19h, a atriz e contadora de histórias Tânia Alonso propõe discussão sobre “A utopia realizada”, em sequência, o autor do livro “Reservado” Alexandre Ribeiro, interage com o público sobre o tema “A maior das utopias”. 

Às 21h, o público acompanha a apresentação "De Lucca Circus” do artista Lucas Santarosa, em seu show cômico repleto de técnicas circenses envolvendo inúmeras modalidades de equilibrismo, além de interagir com a plateia.  

A programação se encerra com um debate com a assessora da Incubadora de Empreendimentos Solidários, Manuela Salau Brasil, a partir das 21h:das 21h30. 

  

Serviço    
Transmissão online
: “Revolução Poética - Festival de Ideias” 
Data: Dias 25 a 27 de março 
Horário: 19h às 23h 
Plataformas de exibição: Site da Fundação do Livro e Leitura e em suas redes sociais, Youtube e Facebook.

Programação Completa; 

Data: Quinta, dia 25 de março   
Tema: “Necessidades poéticas do ser humano – Utopia?” com Coletiva Sarau DisseMinas e o escritor Ni Brisant. 
Horário: 19h 

Debate com o professor e pesquisador Alfredo Pena-Vega   
Horário: 19h30 

Tema: “Por uma outra globalização - Entre Utopias e Distopias” com o músico Leser MC 
Horário: 21h 

Conversa com a professora Maria Adélia de Souza 
Horário: 21h30 

 

Data: Sexta, dia 26 de março   
Tema: “Sobre as velhas utopias” com o documentarista Leo Otero. 
Horário: 19h 

Debate com o ecólogo norte-americano Philip Fearnside 
Horário:19h:30 

Tema: “Sobre as novas utopias” com o projeto Alma 
Horário: 21h 

Conversa com o escritor e jornalista Zuenir Ventura 
Horário: 21h:30 

 

Data: Sábado, dia 27 de março   
Tema: “A utopia realizada” com a atriz e contadora de histórias Tânia Alonso. 
Horário: 19h 

Tema: “A maior das utopias” debate com o escritor Alexandre Ribeiro 
Horário: 19h:30 

Apresentação artística com De Lucca Circus, do artista Lucas Santarosa. 
Horário: 21h 

Conversa com a assessora da Incubadora de Empreendimentos Solidários, Manuela Salau Brasil 
Horário: 21h:30 

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto


Foto: Divulgação/Fundação do Livro e Leitura

Compartilhar: