Núcleo de Pesquisa de Teatro Marginal estreia espetáculo "Será que sou Gente?" em Ribeirão Preto

Núcleo de Pesquisa de Teatro Marginal estreia espetáculo "Será que sou Gente?" em Ribeirão Preto

Criado a partir de pesquisas sobre a vida e obra de Plínio Marcos, a peça propõe uma reflexão sobre o trabalho teatral no interior de São Paulo

Plínio Marcos, célebre dramaturgo brasileiro e sua vasta produção literária são referências principais no trabalho de pesquisa conduzido por Bolinha Monteiro e Tim Fabril, artistas de Ribeirão Preto. 

 

A partir da peça "Balada de um Palhaço" - cujo mote é a jornada do personagem Bobo Plin, que está em crise existencial sobre continuar ou não na profissão de artista cênico -, o Núcleo inicia um debate sobre o fazer teatral e o mercado de trabalho dessa profissão. 

 

Na opinião dos integrantes, o Teatro está à margem do setor econômico, com suas dificuldades sociais e culturais, o que possibilita um paralelo com a obra de Plínio, que retrata personagens marginais com suas vidas e identidades complexas, mas invisibilizados pela sociedade brasileira.

 

O Núcleo é a reunião de Bolinha e Tim, que se juntam a oito atores e atrizes e de modo coletivo criam uma dramaturgia autoral, partindo de histórias pessoais, suas ancestralidades, experiências profissionais e expectativas futuras sobre a profissão de artista. 

 

O espetáculo é um convite ao diálogo entre plateia e elenco, para juntos refletirem sobre a cultura das artes cênicas, as dificuldades dessa profissão, a emergente valorização e investimento público e privado no setor cultural, tudo com muita intimidade, simplicidade, deboche e humor, elementos que motivam o grupo a seguir nessa profissão e lutar por dias melhores.

 

Será que sou Gente? foi beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto por meio do edital ReAção 2022 - FMC-RP. Sua estreia acontece nos dias 5 e 6 de agosto, às 19h, no espaço Arena Porão. As sessões são gratuitas, com ingressos entregues a partir das 18h.

 

Serviço

Será que sou Gente?

Quando: 5 e 6 de agosto, às 19h

Onde: Arena Porão - Rua 21 de Abril, 375. Vila Tibério.

Quanto: Grátis - 50 lugares.

Ingressos serão entregues com 1h de antecedência.

Classificação indicativa: 12 anos.

 


Foto: Bolinha Monteiro/Divulgação

Compartilhar: