Núcleo Pé de Zamba traz ao Sesc Ribeirão espetáculos sobre decolonialidade e manifestações culturais brasileiras

Núcleo Pé de Zamba traz ao Sesc Ribeirão espetáculos sobre decolonialidade e manifestações culturais brasileiras

Na sexta, ‘Chão-Raiz’ apresenta dança, poesia e música ao vivo; no sábado, o infantil ‘Cor-Ação’ aborda a alegria com cores e adereços

O Núcleo Pé de Zamba, que reúne dança, teatro e música ao vivo num mesmo palco, traz a Ribeirão Preto dois espetáculos com formatos e para idades distintas, mas igualmente atraentes em conteúdo e reflexões propostas. A decolonialidade e as manifestações culturais brasileiras, temas fundamentais para uma sociedade mais justa e sustentável, estão presentes nas apresentações. 

 

 

A primeira delas, Chão-Raiz, é o espetáculo-solo para adultos em cartaz na sexta, dia 3 de novembro. Já no sábado, dia 4, o Pé de Zamba apresenta Cor-Ação, espetáculo voltado aos pequenos, que também encanta os acompanhantes com a beleza e a alegria abordados por meio de cores e adereços. Ambos têm entrada gratuita e acontecem no Sesc Ribeirão Preto (rua Tibiriçá, 50, Centro).

 

Chão-Raiz é um espetáculo-solo protagonizado por Andrea Soares, mas não é feito somente por ela. A cantora, dançarina e atriz pernambucana radicada em São Paulo há alguns anos, se apresenta no palco com dois grandes músicos – Rodrigo Salvador e Luan Frenk – e, nos bastidores, uma equipe de 16 artistas assinaram cenário, iluminação e figurinos que ambientam o encanto, as dores e alegrias suscitadas pelo espetáculo, ao tratar de um tema complexo, que vem sendo traduzido numa palavra: decolonialidade. 

 

 

Criado e dirigido pela protagonista, Chão-Raiz se debruça sobre a ancestralidade indígena dela para costurar o encontro entre as memórias de infância e as vivências de seus ancestrais, embora o espetáculo não trate apenas de conexões familiares, mas sobretudo das conexões que quase toda pessoa nascida no Brasil seja capaz de sentir.

 

Por sua vez, Cor-Ação é voltado para os pequenos. O espetáculo de dança contemporâneo-brasileira mergulha nas qualidades e funções que as cores são capazes de exercer sobre as pessoas e suas vidas, por meio das frequências e ressonâncias específicas que emitem. No espetáculo, isso se concretiza pelo uso de adereços e formas animadas pelos corpos dos oito dançarinos e do próprio público, pais e filhos, que também participam. Tudo regado à música ao vivo, muitas cores e adereços que encantam a garotada. 

 

SERVIÇO

Chão-Raiz

Quando: Sexta-feira, 3/11 - 20 horas

Onde: Quintal

End: Sesc Ribeirão - Rua Tibiriçá 50 - Centro 

80 lugares – retirada de ingressos 60 minutos antes

https://www.sescsp.org.br/programacao/chao-raiz/ 

 

Cor-Ação

Quando: Sábado, 4/11 - 16 horas

Onde: Convivência

Sesc Ribeirão - Rua Tibiriçá 50 - Centro 

100 lugares – acesso livre

https://www.sescsp.org.br/programacao/cor-acao-8/ 

 


Foto: Silvia Machado

Compartilhar: