O rap pode ser a porta de entrada para a poesia escrita
De acordo com educador, o papel da arte é de questionar e provocar

O rap pode ser a porta de entrada para a poesia escrita

Nesta sexta-feira, 20, é comemorado o dia do poeta

Nesta sexta-feira, 20 de outubro, é celebrado o dia do poeta. A arte de compor ou escrever versos, segundo o dicionário, pode ir além do mero entretenimento. É o que diz educador social e rapper Elieser Pereira ou Leser MC, como é conhecido. "A arte tem esse papel de questionar, provocar e falar de assuntos de uma forma diferente", comenta.

Elieser é um dos expoentes da poesia ritmada na cidade e também leva para escolas e periferias a educação em forma de poesia. Para ele, o rap - sigla em inglês para ritmo e poesia - é uma porta de entrada para esses jovens no mundo da poesia. "O rap é um caminho para o jovem começar prestar mais atenção na escrita", ele diz.

Mas para Leser, tentar forçar a poesia para os jovens pode resultar no não interesse. Para fazer com que a juventude se interesse, é necessário trazer poesia de forma que se aproxime do contexto em que esses adolescentes vivem. "Se mostrarmos algo próximo à realidade do jovem, mesmo que tenha sido escrito em outro momento, com certeza ele vai se interessar mais por poesia", acrescenta.

Um dos exemplos que o educador cita é o uso do "Poeminha do Contra", do Mario Quintana. "Se você apresentar a poesia falando que é um verso de rap, os meninos se interessam mais", diz. "Isso é usado na nossa didática nas periferias", conclui. De acordo com Leser, se a poesia for mostrada de forma estratégica dentro do espaço de educação, ela irá cativar mais os alunos.


Foto: Divulgação/Facebook

Compartilhar: