O Rastro do meu Passo - Metamorfose encerra atividades de fevereiro em Cravinhos

O Rastro do meu Passo - Metamorfose encerra atividades de fevereiro em Cravinhos

Projeto une teatro, sustentabilidade, inclusão e ocupação urbana, com performances e oficinas gratuitas

Após passar por oito cidades do interior paulista, "O Rastro do meu Passo - Metamorfose" chega a Cravinhos, encerrando as atividades de fevereiro e completando a circulação em nove cidades.
 

O projeto, selecionado pela lei "Paulo Gustavo", une teatro, sustentabilidade, inclusão e ocupação urbana, sendo resultado da pesquisa artística das atrizes Miriam Fontana e Luara Pepita sobre a ponte entre arte e resíduos sólidos, desde 2020.
 

A partir dessa ideia, o projeto cresceu, ampliou suas ações e, em junho de 2024, deu início às novas atividades. "Um de nossos objetivos é fazer com que as pessoas vejam uma imagem potente, impactante. A partir daí, algo acontece; não há como ficar inerte. Para que o alcance seja ainda maior, realizamos parcerias com instituições diversas nas cidades, que possuem trabalhos relevantes de inclusão e acessibilidade para receber e integrar o projeto", explica Luara, idealizadora e atriz do projeto.
 

Na performance artística, os atores André Cruz, Gracyela Gitirana, Luara Pepita e Aline Neli se deslocam ao longo das ruas, interagindo com as pessoas e o espaço com figurinos totalmente confeccionados com resíduos sólidos, sem nenhuma parte do corpo humano à vista.
 

O projeto passou por Serrana, Ribeirão Preto, Brodowski, Jardinópolis, Batatais, Porto Ferreira, Serra Azul e Cajuru. Além das performances, realizou também as oficinas "O Rastro que me Veste", onde os participantes confeccionaram figurinos performáticos com resíduos sólidos e integraram a performance; o debate "E AÍ?" com bate-papo após a apresentação e a palestra "Cada Passo Conta", coordenada pelo coletivo "Lixo Zero" de Ribeirão Preto. As ações realizadas contaram com apoio das prefeituras e de instituições em cada cidade, integrando momentos relevantes nos municípios. "Participamos de importantes eventos culturais pelas cidades que passamos, como a '23ª Feira Internacional do Livro e Leitura de Ribeirão Preto', a '49ª Semana de Portinari' em Brodowski, o 'Festival do Amanhã' em Batatais, o 'XIV Festival de Dança' em Porto Ferreira, a 'Tardezinha Cultural' em Serrana, e até o momento mais de 2.000 pessoas já participaram de nossas ações", ressalta Luara.
 

Nesta quinta-feira, 6, o grupo parte para Cravinhos, onde ministrará a oficina "O Rastro que me Veste" na ONG Sara, das 14h às 16h. E no sábado, dia 8, encerra as atividades realizando também na ONG a performance às 8h e o debate às 8h30. Todas as atividades são gratuitas.

 

E "O Rastro do meu Passo" não acaba por aqui, pois conta com mais uma premiação. O projeto foi contemplado no Edital Cultura em Ação – Programa Municipal de Fomento às Culturas e realizará mais três apresentações e debates em escolas de regiões periféricas de Ribeirão Preto neste ano de 2025.

 

 


Foto: divulgação

Compartilhar: