Palace recebe exposição: “O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros”
Palace recebe exposição: “O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros”

Palace recebe exposição: “O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros”

Os interessados em visitar o Centro Cultural podem comparecer à exposição até dia 16 de setembro

O Centro Cultural Palace recebe a exposição Itinerante “O olhar de Hercule Florence sobre os índios brasileiros”. A mostra acontece no Salão Mármore, no térreo, até dia 17 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 12h. 

Com entrada gratuita, a iniciativa é uma realização do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura e do Instituto Hercule Florence, com apoio do Centro Cultural Palace e da Secretaria Municipal da Cultura.

A exposição

Com curadoria de Glória Kok, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), e Francis Melvin Lee, do Instituto Hercule Florence, a exposição reúne uma seleção de desenhos e trechos do manuscrito L’Ami des artslivré a lui-même, no qual Florence narra suas experiências de viagem, além de fotografias e obras de outros viajantes, peças etnográficas dos grupos indígenas e informações sobre como eles estão atualmente.

Para as curadoras, o material exposto é um testemunho importante da situação dos grupos indígenas nas primeiras décadas do século XIX, o que configura-se, assim, como fonte documental relevante. A seleção do material priorizou o olhar de Florence e suas descrições sobre a riqueza cultural dos grupos indígenas Coroado-Kaingang, Xavante Paulista (Oti e Ofayé), Kayapó do Sul-Panará, Guaikuru-Kadiwéu, Bororo, Apiaká e Munduruku, todos visitados por Florence durante a missão científica.    

As obras constituem uma contribuição importante para o conhecimento de grupos indígenas brasileiros que se encontravam até então ausentes do panorama iconográfico. Hercule Florence relata o cotidiano vivido no percurso de mais de 13 mil quilômetros, a maior parte pelos rios Tietê, Paraná, Paraguai, Tapajós e seus afluentes.


Foto: Divulgação

Compartilhar: