Palace recebe peça de teatro com 12 horas de duração neste sábado, 19

Palace recebe peça de teatro com 12 horas de duração neste sábado, 19

O espetáculo Vigília investiga a experiência da insônia

Neste sábado, 19, o Centro Cultural Palace recebe uma peça de teatro com 12 horas de duração. O público pode entrar, sair e retornar livremente ao espaço de apresentação do espetáculo “Vigília”.A apresentação acontece das 18h do sábado até as 6h do domingo. Com entrada gratuita, a peça é aberta a todos.

O espetáculo conta a experiência de um insone que não dorme há anos por um instante sequer. Ansioso por voltar a dormir, ora observando a cidade da janela de seu apartamento, ora perdendo-se por suas ruas e avenidas, ele se entrega a todas as tentativas que lhe ocorrem: toma remédios, procura por médicos e psicólogos, aborda estranhos e arrisca-se a experiências de extenuação a fim de voltar a dormir. É esse o ponto de partida da peça Vigília, texto de Cássio Pires, encenado por André Capuano (colaborador da Cia São Jorge de Variedades), Carlos Canhameiro e Daniel Gonzalez (ambos da Cia Les Commediens Tropicales).

A montagem estreou em setembro de 2013, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, participou da IX Festival de Fortaleza, e em 2014 foi contemplada pelo Proac do Governo do Estado de São Paulo para a circulação nas cidades paulistas.

O texto de Cássio Pires surgiu em 2004, e ganhou uma nova versão em 2006. Ele já participou de um ciclo internacional de leituras em Florença, Itália, sendo traduzido para o italiano pela dramaturga Letizia Russo; em 2012, foi contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz, do Ministério da Cultura.

A encenação da montagem é assinada pelo trio de atores, juntamente com Cássio Pires: “quando pensei nesse projeto, busquei atores que pudessem também atuar como encenadores. A ideia era levar para a cena o diálogo entre nós quatro. Temos um trabalho que é efetivamente a tradução do seu processo de criação”, afirma o autor e encenador.

O público pode entrar e sair do espaço cênico no momento que bem entender. “O espectador vai estabelecer qual o tempo de relação que terá com a encenação. A hora em que ele chegar será sempre uma boa hora, não importa qual ela seja. Ele pode ficar por alguns minutos ou por todas as horas. Ele também pode assistir um pouco, ir embora, depois voltar para assistir outra passagem da apresentação. A área de encenação é aberta e a peça é gratuita, é como se ele estivesse na rua, então ele pode definir por quanto tempo assiste ao nosso trabalho”, diz André Capuano.

Serviço:
Data: sábado, 19 de setembro, às 18h.
Espetáculo: “Vigília”, texto de Cássio Pires – Investiga a experiência da insônia.
Elenco: André Capuano, Carlos Canhameiro e Daniel Gonzalez
Produção: Tetembua Dandara
Local: Centro Cultural Palace - Rua Álvares Cabral, 322 (ao lado do Theatro Pedro II)
Horário: das 18h do sábado às 6h do domingo
Entrada: Gratuita
Público: livre

 

Compartilhar: