Palácio do Rio Branco de Ribeirão Preto completa 103 anos e será restaurado

Palácio do Rio Branco de Ribeirão Preto completa 103 anos e será restaurado

Prefeitura assinou termo de cooperação para restauro do prédio histórico nessa terça-feira, 26

Nessa terça-feira, 26, o Palácio do Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto, completou 103 anos. As obras tiveram início no dia 3 de agosto de 1915 e ficou pronta em abril de 1917. O prédio conta com dois pavimentos e um porão, tem 600 metros quadrados de área coberta, totalizando 1.800 metros quadrados de construção. 

O estilo da fachada é uma transição do barroco para o moderno e foi inspirado nas fachadas arquitetônicas do início do século da França.

O nome escolhido foi uma homenagem ao Barão do Rio Branco, falecido em 1912, que recebeu um busto na praça que fica em frente ao Palácio. Durante seus anos iniciais, o Palácio foi a sede da Câmara dos Vereadores, da Prefeitura, da Procuradoria e outros órgãos políticos. 

O Governo Municipal (Câmara e Prefeitura) funcionou conjuntamente no Palácio Rio Branco até 1956, quando a Câmara foi transferida para o antigo prédio da Sociedade Recreativa, na rua Barão do Amazonas, onde hoje fica o Museu de Arte De Ribeirão Preto (MARP).

Inauguração da estatua em homenagem ao Barão do Rio Branco, antes da construção do Palácio

Novidades

Para celebrar o aniversário do Palácio, foi assinado, nesta terça-feira, 26, um termo de cooperação entre a Prefeitura Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Por meio desse documento, o instituto ficará responsável pela curadoria e acompanhamento do projeto executivo. 

Participaram presencialmente da cerimônia de assinatura do termo o prefeito Duarte Nogueira e a secretária da Cultura, Isabella Pessoti, e, por videoconferência, a presidente do IPCCIC, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, representantes do governo municipal, do Instituto e jornalistas.

De acordo com o documento, as diretrizes para a curadoria do Palácio Rio Branco serão: Proteção do valor histórico e do significado simbólico para a memória política e administrativa do município, respeito à legislação e às diretrizes para o patrimônio Cultural tombado pelo Condephaat e pelo CONPPAC,  observação da relação do Palácio com o contexto do centro histórico do município; Palácio Rio Branco como Paço Municipal (gabinete do chefe do Executivo e do Legislativo).

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) comentou sobre a mudança da sede da Prefeitura, inicialmente, para a Rua Américo Brasiliense e, em seguida, para o Centro Administrativo que ainda será construído. A ideia, segundo Nogueira, é entregar o Palácio do Rio Branco restaurado.

 “Tornar público, de uma maneira mais ampla, a ideia de ocupação do Palácio Rio Branco após a obra de restauro e a saída temporária da prefeitura, enquanto local de decisões executivas do poder público municipal”, disse o prefeito.


Foto: Acervo Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: