Praça XV recebe espetáculo e aula aberta nesta sexta, 6

Praça XV recebe espetáculo e aula aberta nesta sexta, 6

Projeto 'Cidade Além das Paredes' oferece cultura gratuita em pleno coração de Ribeirão Preto

O Território Casa das Artes dá sequência à programação do projeto "Cidade Além das Paredes", nesta sexta-feira, 6, com aula aberta e apresentação teatral na Praça XV de Novembro.  

A Cia. Fábrica São Paulo realiza no centro da cidade o espetáculo "Antígonas", texto clássico de Sófocles, e em seguida, Roberto Rosa, integrante da companhia, inaugura a programação de aulas abertas com a temática Resistência Cultural.

Programação 
DIA 06/05 (sexta-feira) | Praça XV de Novembro

17h - Apresentação da peça "Antígonas" da Cia Fábrica São Paulo
Sinopse - "A luta solitária de Antígona - resistindo às vozes que lhe são impostas - é forte o suficiente para acarretar a derrocada do poder em Tebas e, ao mesmo tempo, desvela o desamparo daqueles que a um preço alto se responsabilizam por aquilo que lutam."

18h30 - Aula Aberta | Movimentos e Resistência Cultural com Roberto Rosa - Cia Fábrica São Paulo
"Uma abordagem sobre os movimentos de arte e cultura surgidos nos anos 80 como forma de abrir espaços de expressão, diante da total ausência de política pública para o setor. A construção dos movimentos que surgiram no início do ano 2000 e que colocaram o Estado como agente central do financiamento de uma arte pública. As profundas alterações na geografia cultural do estado com a conquista de programas importantes como o Fomento ao Teatro na cidade de São Paulo e o ProAC no estado. A criação do Fórum Artes e Políticas Públicas Interior, Litoral e Grande São Paulo e seus desdobramentos nas ações regionais".

O projeto

Com o objetivo de se relacionar diretamente com grupos, artistas e a comunidade, o “Território Casa das Artes” — espaço cultural independente de Ribeirão Preto — desenvolve em 2016 o projeto "Cidade Além das Paredes".

A iniciativa integra uma longa programação que poderá ser aproveitada gratuitamente pela população ribeiraopretana. O projeto inclui um conjunto de ações focadas em três polos: Polo sede, que compreende a manutenção de três núcleos de estudo com pesquisas direcionadas na Intervenção Urbana, Vídeo-documentário e Yoga; Polo comunidade, que compreende a realização de nove eventos culturais na Praça José Mortari, na Vila Tibério, todo primeiro domingo do mês, programação cultural que envolve oficinas, apresentações e cinema ao ar livre e Polo urbano, que compreende um conjunto de ações formativas de discussão da relação entre a arte e a cidade, a acontecer no centro da cidade, em meio à população, serão quatro aulas abertas e duas apresentações culturais, uma por mês.

Foto: Divulgação

Compartilhar: