Programação da 21ª edição da Feira Internacional do Livro é lançada em Ribeirão Preto
Tema central da feira será “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”

Programação da 21ª edição da Feira Internacional do Livro é lançada em Ribeirão Preto

Evento literário acontece de 20 a 28 de agosto, com o tema focado na literatura brasileira

Nesta quarta-feira, dia 27 de julho, foi lançada a programação da 21ª Feira Internacional do Livro, que acontecerá de 20 a 28 de agosto, em Ribeirão Preto. A edição será marcada pela retomada das atividades presenciais, que ficaram dois anos suspensas por conta da pandemia. A feira terá formato híbrido, com transmissões on-line e eventos em espaços como Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, A Fábrica - Instituto SEB, Sesc Ribeirão, teatros Municipal, Marista e SESI e Ribeirão Shopping.

 

O tema escolhido para a 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto oferece ao público uma oportunidade de aproximação da produção literária brasileira. A programação contará com atividades gratuitas como salões de ideias, espetáculos musicais e teatrais, oficinas, encontros com autores, entre outras.

 

Neste ano, o tema central da feira será “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira” e prestará homenagens aos escritores Ariano Suassuna, Carolina Maria de Jesus, Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autora educação) e João Augusto (autor local); ao empresário José Isaac Peres (patrono) e à professora Isabel Cassanta.

 

“A retomada da FIL traz o senso de liberdade que é a coisa mais preciosa para o exercício da cultura, das atividades artísticas, da manifestação humana na sua mais aflorada liberdade de expressão. Tenho que agradecer aos organizadores da feira, que é mais uma engrenagem na difusão da nossa cidade, que tem por característica, na sua força socioeconômica, o turismo de eventos e turismo de negócios. Serão mais de 150 mil pessoas que passarão pelo evento. Esse potencial é algo nato de Ribeirão Preto, que precisa ser cada vez mais exercitado. Temos que tornar a questão cultural e educacional um hábito cada vez maior”, destacou o prefeito Duarte Nogueira.

 

Sobre a FIL

A feira consagrou-se um dos maiores eventos culturais do país: com 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas últimas edições presenciais recebeu, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

 

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano.

 

A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

 

 


Crédito: Prefeitura/CCS

Compartilhar: