Programação do "20 Horas de Literatura" termina com discussões sobre termos do século XXI
Murilo Pinheiro, Galeno Amorim, Guilherme Nali e Lucas Galon enceram nesta sexta-feira o 20 Horas de Literatura

Programação do "20 Horas de Literatura" termina com discussões sobre termos do século XXI

Evento em comemoração aos 20 anos da FIL chega ao final nesta sexta-feira, 18; Murilo Pinheiro, diretor da Revide, é um dos convidados

O evento “20 Horas de Literatura”, realizado em comemoração aos 20 anos da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), pela Fundação do Livro e Leitura, em parceria com o Sesc e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, chega ao final nesta sexta-feira, 18. Durante toda a semana, 20 convidados discutiram 20 palavras em um encontro diário transmitido ao vivo, direto do palco principal do Theatro Pedro II, pela nova plataforma da entidade: www.fundacaodolivroeleiturarp.com. A programação deste último dia do evento traz quatro temas bastante abordados por todas as gerações nos últimos anos: "Googlar", "Fake News", "Selfie" e "Agenda".

A programação da sexta começa às 18h com o tema "Googlar", que será discutido por Guilherme Nali, jornalista e apresentador do jornal da EPTV Ribeirão, e mediado pela também jornalista Patricia Penteado. Guilherme Nali  atuou como repórter na Folha de São Paulo, sucursal de Ribeirão, cobrindo diversas editorias, entre elas economia, segurança pública, política e cotidiano. Atua na EPTV, afiliada da Rede Globo, desde 2007 e atualmente é editor e apresentador. É também graduado em História, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, o que rendeu a criação do quadro “História Escondida” no telejornal EPTV1, sobre fatos do passado que marcaram a região. Também é mestrando no programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp, campus de Franca, e tem como tema de pesquisa as políticas públicas de memória política no Brasil.

Na sequência, às 19h, quem estará no palco do teatro é o compositor, multi-instrumentista, regente e escritor de Ribeirão Preto, Lucas E. S. Galon que falará sobre "Fake News". O palestrante é doutor e mestre em Artes - filosofia da música - e graduado em Música, pela ECA-USP. É docente na Universidade de Ribeirão Preto, tendo lecionado também na UFSCar.  Atualmente, é diretor artístico-pedagógico da Academia Livre de Música e Artes (ALMA), Instituição Aparecido Savegnago e USP Música-Criança. Atua como instrumentista no Brasil Matuto Ensemble. É diretor do Festival Música Nova "Gilberto Mendes" desde 2017, função que também exerce no Festival Fiato al Brasile na Itália desde 2016. Atuou como regente convidado na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, USP Filarmônica, Orquestra Jovem Acadêmica (ALMA) e dirigiu por três anos o Coro Experimental da Unaerp. Tem atuado com frequência como diretor musical e artístico de óperas e concertos internacionais no Brasil, Itália e EUA. A conversa será mediada pela jornalista Flávia Martelli.

A programação do último dia traz também o jornalista e diretor da Revista Revide, Murilo Pinheiro, que falará sobre "Selfie", às 20h, com mediação de Sheila Brandão, fotógrafa. Nascido em Bagé (RS), Murilo Pinheiro é formado pela Universidade Federal de Santa Maria.  Em 1988, ingressou na Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS) de Caxias do Sul, empresa afiliada da Rede Globo. Em 1989, atuou por cinco anos na EPTV Ribeirão como repórter. Ingressou na Revista Revide, empresa onde trabalha há 31 anos como editor e diretor de redação. É pós-graduado e mestre em Administração de Empresas com dissertação sobre comunicação empresarial. Atualmente, é docente no curso de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Na Revista Revide participou da produção de livros sobre a história de Ribeirão Preto, do Theatro Pedro II e do Centenário do Botafogo. Também publicou uma coletânea com 100 crônicas veiculadas na Revista Revide.

Para encerrar a programação do 20 horas de Literatura, às 21h, o jornalista e escritor, Galeno Amorim, falará sobre a palavra “Agenda”, juntamente ao doutor em Psicologia e professor da EEFERP USP, Cristiano Barreira. Galeno Amorim foi o criador da Feira do Livro de Ribeirão Preto em 2001 e também secretário de Cultura de Ribeirão Preto. Presidiu a Biblioteca Nacional e o Cerlalc/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe).

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DIA 18/9

Discussão sobre o termo "Googlar", às 18h

Palestrante: Guilherme Nali, Jornalista

Mediação: Patricia Penteado, Jornalista

 

Discussão sobre o termo "Fake News", às 19h

Palestrante: Lucas E. S. Galon, Pesquisador em Filosofia da Arte

Mediação: Flávia Martelli, Jornalista

 

Discussão sobre o termo "Selfie", às 20h

Palestrante: Murilo Pinheiro, Jornalista e professor

Mediação: Sheila Brandão, Fotógrafa

 

Discussão sobre o termo "Agenda", às 21h

Palestrante: Galeno Amorim, Jornalista e escritor

Mediação: Cristiano Barreira, Dr. em Psicologia, Professor EEFERP USP


Fotos: Divulgação e Weber Sian

Compartilhar: