Projeto Angá inicia agenda de apresentações no Teatro Bassano Vaccarini
Programação de fechamento de período terá ainda apresentações nos cinco locais de funcionamento das atividades do projeto
O Teatro Bassano Vaccarini da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) receberá, no próximo dia 14 de novembro, quinta-feira, às 19h30, a primeira apresentação das festividades de encerramento do projeto Angá, que oferece oficinas artísticas gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade social em Ribeirão Preto. O evento, com entrada gratuita e aberta ao público, celebra o resultado de um ano de atividades e será a primeira de uma série de apresentações, que também ocorrerão nos centros culturais onde as oficinas foram realizadas ao longo do ano, com datas e horários ainda a serem definidos.
Mais informações pelo e-mail [email protected].
Projeto Angá
Na sua segunda edição, que iniciou em outubro de 2022 e vai até janeiro de 2025, o Angá reúne mais de 100 participantes — incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos — em oficinas de circo, artes cênicas, música e contação de histórias. As atividades acontecem no Centro Cultural CEU das Artes (Jardim Florestan Fernandes), Centro Cultural Vila Tecnológica (Jardim Alexandre Balbo), Centro Cultural Palace e Biblioteca Sinhá Junqueira (Centro), e no Centro Cultural Campos Elíseos.
Segundo a coordenadora do projeto, Bárbara Scatena, a oficina de circo é uma das mais populares, com o maior número de inscritos. "Este momento é muito marcante para todos. É nossa primeira apresentação oficial, e os alunos estão animados e ansiosos", destaca Bárbara. A coordenadora relembra ainda a participação do Angá na 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), onde o projeto pôde interagir diretamente com o público.
Criado em 2019, o Angá se concentra na valorização da arte e da cultura como meios de inclusão social e formação educativa, focado em alcançar públicos em situação de vulnerabilidade. Cada ciclo tem dois anos de duração, garantindo maior imersão dos participantes. "Esse período permite que os alunos aprofundem suas habilidades em cada linguagem e permaneçam mais tempo conosco no projeto", explica Bárbara.
Oficinas: Diversidade e Criatividade
As oficinas do Angá são cuidadosamente estruturadas para oferecer experiências imersivas. A oficina de Música, liderada pelo professor Alex Fabiano Coelho, explora a percussão afro-brasileira, introduzindo os alunos aos ritmos de matriz africana. Na Contação de Histórias, a arte-educadora Monalisa Machado utiliza técnicas de brincadeira e improviso para estimular a criatividade dos participantes. Em Circo, os professores Daniella e Fábio Brasileiro ensinam habilidades como malabarismo e equilibrismo, enquanto em Artes Cênicas, o professor Leandro Doregon trabalha a expressividade dos alunos em diferentes abordagens.
"Acreditamos que o projeto Angá oferece experiências que ampliam as possibilidades de vida dos participantes e fortalecem o senso de comunidade, tudo por meio da arte", conclui Bárbara.
Origem Produções
Fundada em 2007, a Origem Produções, que coordena a execução do Angá, é uma consultoria especializada em projetos criativos nas áreas de cultura, educação, sustentabilidade e responsabilidade social. A produtora tem uma equipe qualificada que, além de entender as exigências legais, está sempre atualizada sobre as novas tendências. Reconhecida pela transparência e alinhamento com as estratégias de comunicação das empresas, a Origem facilita o acesso à cultura e ao desenvolvimento humano, fortalecendo as políticas corporativas e o relacionamento com a comunidade.
Serviço
Apresentação de Encerramento do Ano Letivo do Projeto Angá
Quando: 14 de novembro (quinta-feira), às 19h30
Onde: Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp) - Av. Costábile Romano, 2201
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público
Foto: divulgação