Projeto desenvolvido pela autora Nara Raggiotti ganha aprovação do Programa Nacional do Livro Didático

Projeto desenvolvido pela autora Nara Raggiotti ganha aprovação do Programa Nacional do Livro Didático

Nara é autora da coleção Caleidoscópio Geografia, destinada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2

Nara Raggiotti é formada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro. Atuou como professora da rede particular e concursada pela rede pública de ensino. Há cerca de 20 anos, vem trabalhando com materiais didáticos, paradidáticos e, também, de literatura, com três livros infantis já publicados. Recentemente, recebeu um convite da Carochinha Editora, pelo selo Imaginar, para escrever uma obra de Geografia para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). “O PNLD é o maior programa do governo federal voltado para a compra e distribuição de materiais didáticos, além de outros como os literários e de apoio à prática educativa, para a rede federal, estadual e municipal de ensino. São milhões de livros”, explica Nara.


O projeto desenvolvido ganhou o nome de coleção Caleidoscópio Geografia. É destinado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2.

 

“Ficamos muito felizes com a aprovação, pois os materiais do PNLD passam por uma criteriosa avaliação, tanto pedagógica quanto técnica. Neste PNLD, apenas 15 coleções de Geografia foram aprovadas e poderão ser escolhidas pelos professores da rede pública para serem usadas nas salas de aula de todo o Brasil. A produção de obra didática, de modo geral, é bastante desafiadora. Além da questão dos conteúdos, que atualmente devem ser alinhados à Base Nacional Comum Curricular, é preciso buscar estratégias para tornar o livro didático atraente ao estudante e funcional para o professor, respeitando e valorizando a diversidade em todos os seus aspectos. Por isso, no mercado editorial, uma aprovação do PNLD é considerada uma importante conquista”, ressalta.


Uma curiosidade: das 15 obras de Geografia aprovadas no PNLD, duas são de autores que moram em Ribeirão Preto. “Além da minha, tem a coleção do professor Melhem Adas, já bastante conhecida”, finaliza. 


Foto: Reprodução

Compartilhar: