Revide, Projeto Leitores em Ação realiza peça teatral on-line na próxima sexta-feira, 17, teatro boccaccione, teatro de riscos, lea ribeirão preto, ribeirão preto, projeto leitores em ação rp, biblioteca lélia abramo

Local abriga 10 grupos artísticos da cidade como o teatro, dança e capoeira

Projeto Leitores em Ação realiza peça teatral on-line na próxima sexta-feira, 17

Projeto busca fortalecer a Biblioteca Lélia Abramo, que fica na Cerâmica São Luiz, um dos patrimônios culturais de Ribeirão Preto

O Projeto Leitores em Ação (LEA) de Ribeirão Preto estreia a obra "A máscara da morte rubra" às 20h dessa sexta-feira, 17, e sábado, 18, no canal do YouTube da Organização Não Governamental (ONG) Vivacidade e da Casa da Memória Italiana (CMI). O projeto busca fortalecer a Biblioteca Lélia Abramo, que fica na Cerâmica São Luiz, um dos patrimônios culturais da cidade, e que abriga 10 grupos artísticos como teatro, dança e capoeira. 

Com a participação Edgar Allan Poe e, direção de Monalisa Machado e Coletivo Fuligem, as companhias de teatro Boccaccione e Teatro de Riscos darão vida para a história que foi escrita há cerca de dois séculos, mas que se adequam ao século atual.

A obra narra a história do príncipe Próspero, que se isola em uma das propriedades que tem para se proteger da Morte Rubra, peste que dizima o povo da região. Entregue diversões e excêntricos prazeres, a Morte Rubra chega de forma sorrateira.  

LEA

O LEA é um projeto financiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Ele oferece programações online com várias ações culturais gratuitas por meio da literatura, música, artes visuais e cênicas, e o acervo da biblioteca, que em breve vai ser aberto para a comunidade. O local possui 3.500 obras entre livros, revistas, jornais locais e documentos históricos da cidade. 

Companhias de teatro 
A Cia. Teatro de Riscos é um grupo formado em 2010 por atores e atrizes formados em graduação em teatro pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Com pesquisa acerca do teatro performativo e narrativo, atua tanto para público adulto, quanto infantil, utilizando de recursos lúdicos para construção cênica, mescla dança, música e teatro. 

Já a Cia. Teatral Boccaccione é um grupo que atua desde 2006 no cenário das artes cênicas. Com pesquisas a partir do teatro de rua, da música ao vivo e da adaptação de obras clássicas, o grupo realizou mais de 20 montagens e experimentos cênicos para todos os públicos. 




 

Imagem: Divulgação

Compartilhar: