Projeto “Livro, Livre, Leve e Solto” busca doação de livros em bom estado de conservação
Livros doados ao projeto serão disponibilizados para crianças, jovens e adultos

Projeto “Livro, Livre, Leve e Solto” busca doação de livros em bom estado de conservação

Lançado em 2019, visa o incentivo à leitura e a formação de novos leitores através da contação de histórias

Como forma de valorizar a leitura através do empréstimo e doação de livros à população, o projeto “Livro, Livre, Leve e Solto” busca doações de livros, em bom estado de conservação, que serão usados no projeto para proporcionar uma maior democratização ao acesso de livros, que serão disponibilizados para crianças, jovens e adultos.

 

A intenção do projeto é que as pessoas leiam nos locais onde os livros são disponibilizados ou que tenham a liberdade para levar o livro e ler em casa. Após a leitura, o livro pode ser devolvido ou repassado para outro leitor, levando assim o conhecimento e a divulgação do projeto adiante.

 

A leitura promove a formação integral do cidadão. Quanto mais contato as crianças e jovens tiverem com a literatura e as narrações, mais instrumentos eles terão para elaborar, organizar e expressar com clareza seus sentimentos e conhecimentos.

 

Tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e sua conservação, já que com as histórias elas aprendem brincando a respeitar regras e se divertem, através da imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada.

 

Atualmente, o projeto “Livro, Livre, Leve e Solto” possui pontos nos Centros Culturais Campos Elísios, Vila Tecnológica, Quintino II e Palace, além de ser levado ao público juntamente com as contações de história do projeto Viajando com as Histórias, realizados em parques e praças da cidade.

 

É importante que os livros não fiquem parados, pois as pessoas acabam criando uma relação de fidelidade com o livro, deixando-os guardados, o que tira sua verdadeira utilidade, que é a leitura e as viagens que os livros proporcionam.

 

As doações são importantes para que haja uma troca constante dos livros. Por isso, quem tiver livros para doar, em bom estado de conservação, pode procurar um dos Centros Culturais ou levar diretamente ao projeto nas ações que o projeto realiza aos finais de semana, que podem ser acompanhados pelo Instagram Facebook.


Freepik

Compartilhar: