Quadro com releitura de Cândido Portinari retorna à Secretaria de Educação

Quadro com releitura de Cândido Portinari retorna à Secretaria de Educação

Releitura da obra “O Café” foi entregue pela Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com equipamentos para a Biblioteca Inclusiva Guilherme de Almeida

Nessa quinta-feira,  17, a Secretaria da Cultura e Turismo devolveu para a Secretaria da Educação o quadro que retrata uma releitura da obra de Cândido Portinari, denominada “O Café”, de 1934, além de equipamentos para a Biblioteca Inclusiva Guilherme de Almeida.

 

A releitura da obra de Portinari é de 2003 e foi feita pelo aluno João Paulo de Oliveira, da EMEF Profª Neuza Micheltti Marzola. O quadro ficou por anos abrilhantando o saguão de entrada do Palácio Rio Branco e agora retorna para sua escola de origem.

 

Na obra original, Cândido Portinari retrata o trabalho diário nas lavouras de café, predominantes na região de Ribeirão Preto no início do século XX. Os homens e mulheres retratados mostram braços, pernas, mãos e pés grandes, uma indicação que precisavam ser fortes para o trabalho pesado.

 

Isabella Pessotti, secretária da Cultura e Turismo, destaca que devolver a obra é um agradecimento à escola que doou o quadro para enfeitar o Palácio Rio Branco. “Agora que o Palácio será restaurado e terá uma revisão do mobiliário original, é pertinente que o quadro retorne à escola de origem para que ele continue sendo valorizado”, disse.

 

 

Outra entrega realizada foi a de equipamentos à Biblioteca Inclusiva Guilherme de Almeida. O computador possui teclado em braile, o que irá auxiliar alunos com algum grau de deficiência a ter acesso a livros, escrever algum tipo de e-mail, permitindo maior acessibilidade de todos da rede municipal de ensino.

 

“É um recurso importante para nossas crianças. Temos alunos com deficiência na rede e todo tipo de recurso é importante para desenvolver o potencial e habilidades dessas crianças, permitindo que eles consigam acompanhar o aprendizado junto com as outras crianças e garantindo sua inclusão em nossa rede de ensino”, explicou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

 

Uma equipe do Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) Pedro Manuel-Gismondi realizou a correta limpeza e higienização da obra, com produtos específicos para que ele volte à escola como novo.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: