Reabertura da Toca do Jack gera entusiasmo na cena underground de RP

Reabertura da Toca do Jack gera entusiasmo na cena underground de RP

Fechada desde 2018, a "Toca do Jack" ganhará um novo endereço em 2023

O “do it yourself” (faça você mesmo) é um dos lemas do punk rock. Segundo os entusiastas do gênero, não há a necessidade de agradar a todos, muito menos de se ater a padrões. Basta que você tenha um ideal verdadeiro e coloque a mão na massa. E é baseado nesse lema que André Spínola, o Jack Molusco, tem se dedicado ao seu ideal: a música autoral underground.

 

“Porque eu venho do underground, de fazer evento na rua, em praça, coisas do tipo. Desde a juventude sou envolvido com bandas e a promoção de eventos, sempre tive a vontade de abrir um bar", conta. O primeiro bar foi aberto em Barretos, mas não durou muito tempo. Foi difícil concorrer com um dos berços do sertanejo na região.

 

Desde 2018 Jack trabalha no novo espaço

 

A “Toca do Jack” que funcionou na Rua Paraíba, nos Campos Elíseos, foi a materialização desse sonho.  Porém, foi o local foi fechado em 2018. "Fiz tudo a toque de caixa, aluguei um salão e abri um bar. Mas não procurei saber de nada, de fiscalização e alvarás. Então quando a Prefeitura e a fiscalização foram lá, fechou", confessa.

 

Mais experiente e calejado, Jack vem trabalhando no novo local desde 2018. Atravessou incertezas e uma pandemia, mas finalmente está pronto. "Já está tudo pronto e liberado pela arquiteta para a vistoria da Prefeitura e dos Bombeiros, assim que eles derem o ok, inauguramos”, destaca o proprietário. A nova Toca será inaugurada na Rua Marquês de Pombal, 124.


 

Cena underground

 

Mas o que é essa tal "cena underdround" que falam por aí? Esse termo se refere a uma cultura musical alternativa, que muitas vezes está à margem dos gêneros mais populares da indústria musical.

 

Essa cena é caracterizada por sua independência e autenticidade artística, com um enfoque em experimentação e originalidade. As bandas e artistas que fazem parte dessa cena geralmente não são muito conhecidos pelo público em geral, mas são valorizados por um público mais específico que procura algo novo e diferente.

 

 

A cena underground abrange uma ampla variedade de gêneros musicais, mas é comummente associada à estilos como o punk rock, hardcore, heavy metal, indie entre outros. No caso da Toca do Jack, o que prevalecia eram as bandas de rock em todas as suas verentes. Do metal extremo ao hard rock tiveram espaço na casa.

 

"A cena underground de Ribeirão Preto não é tão grande atualmente, mas quem curte se sente muito carente de um espaço voltado para bandas autorais. É um público muito fiel. E a maioria dos bares e casas noturas da cidade não quer dar espaço para essas bandas, preferem algo mais comercial ou coveres", destaca Jack que garante que novo espaço manterá a mesma essência.

 


Fotos: Divulgação - Toca do Jack

Compartilhar: