Restauro dos Museus Histórico e do Café tem início

Restauro dos Museus Histórico e do Café tem início

Trabalho começa com reparo e manutenção dos telhados, em razão das chuvas

O restauro dos Museus Histórico e do Café começou no dia 29 de setembro, com o encaminhamento de um projeto para adequar os prédios às exigências dos bombeiros, além de resguardo do local, com intervenções no telhado, madeiramento, piso, desobstrução das calhas e poda de árvores. Foram iniciadas, também, as medições da arquiteta Victória Fadul e da engenheira Roberta Amaral, que devem colaborar com os apontamentos para a empresa Goal, responsável pelo desenvolvimento do projeto para captação de recursos.

A pedido do secretário da Cultura, Alessandro Maraca, o sócio proprietário da Arq Art, José Venâncio Junior, aceitou entrar no projeto ajudando na captação de recursos junto à iniciativa privada. Ele explica que a proposta visa arrecadar fundos através dos incentivos fiscais para a realização das obras. “Na esfera federal vamos captar recursos através da Lei Rounet, e na estadual através do ProAC – Programa de Ação Cultural – do Estado de São Paulo, que pode ser captado através da destinação de parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das empresas patrocinadoras”, conta Junior.

O secretário da Cultura de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca, esclarece que o projeto será realizado por etapas, mas que o objetivo é ter os dois museus totalmente restaurados dentro de alguns anos. Por ser um projeto grande, que vai contemplar toda a área dos dois museus, será elaborado um cronograma a ser seguido. “Vamos dar um passo de cada vez para que daqui a alguns anos tenhamos esses museus totalmente restaurados, recebendo bem seus visitantes. Agora, emergencialmente, vamos mexer no telhado, dar uma manutenção, trocar as telhas quebradas, as calhas e rufos, mantendo o formato original, fazer a poda de algumas árvores e a confecção de um projeto técnico de segurança, conforme notificação dos bombeiros, que vai contemplar algumas substituições de extintores, reparos em madeiramentos e colocação de corrimão com guarda corpo em espaços que são necessários. É uma série de adaptações que devem ser feitas”, comenta o secretário.

A arquiteta Victoria Fadul e a engenheira Roberta Amaral explicam que estão fazendo todo o levantamento da área a ser restaurada. “Vamos dar andamento no que for prioridade para o início do restauro. A intenção é valorizar o espaço que já existe aqui sem perder as características locais, fazendo intervenções que não briguem com as histórias carregadas nos detalhes presentes. Os museus Histórico e do Café já têm suas caraterísticas arquitetônicas, então a ideia é manter isso e valorizar o espaço ao redor, melhorando a circulação, os anexos entre eles. Será criado um ambiente gostoso para que os visitantes sintam vontade de passar o dia aqui. Será mais uma opção na cidade para um agradável passeio”, acrescentam as profissionais.

“Vamos trabalhar junto a parceiros para viabilizar as reformas dos Museus Histórico e do Café. Temos o interesse de resgatar a História Cultural da nossa cidade. É um patrimônio que precisa ser mantido e vamos trabalhar para isso”, finaliza José Venâncio Junior.

O cronograma de reformas será apresentado na próxima semana. Já o de restauro, seguirá para aprovação.

Revide On-line com informações da assessoria de imprensa
Fotos: Arquivo Revide 

Compartilhar: