Ribeirão em Cena agora tem parceria com artista plástica

Ribeirão em Cena agora tem parceria com artista plástica

Grupo agora passa a contar com o trabalho voluntário de Carmem Luiza Rezende

Com a iniciativa de buscar cidadãos comprometidos a compartilhar seus saberes, o Ribeirão Em Cena passa a contar com o trabalho voluntário da artista plástica Carmem Luiza Rezende, 68 anos, que irá contribuir com a ONG.

O trabalho de Carmem, mais conhecida como Carminha, será desenvolvido nos Cursos de Iniciação às Artes Cênicas gratuitas, onde irá ensinar e ajudar, de forma acessível, a arte dos adereços em papel, papelão, gesso, tinta, argila e madeira que serão usados nas produções do teatro.

Carminha, por meio da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto, participa do projeto desenvolvendo as suas técnicas de artes.

Segundo o coordenador da ONG, Gilson Filho, este projeto é mais um sonho realizado. “Para o Ribeirão Em Cena, este trabalho voluntário aponta para um mundo novo, onde a palavra compartilhar deverá ser conjugada por todos,” diz.

Já para Carminha, o que mais a deixa feliz é poder ajudar a realizar o projeto dos alunos por meio desta atividade de arte. “Com materiais acessíveis, como a reciclagem, vou buscar alternativas para desenvolver e dar vida ao trabalho do Instituto,” comenta.

A artista plástica conta que em primeiro lugar vai colocar em prática a criatividade dos bolsistas para poder desenvolver sua função com alternativas práticas e fáceis, para deixar as produções melhores, como adereços e mobiliários feitos de reciclagem.

“Vamos buscar a matéria-prima mais próxima para gastar menos, como a reciclagem com papelão, papel, plástico e retalhos,” afirma.

Curso gratuito

O Ribeirão em Cena, fundado em 2001, conta em média com 130 alunos por dia e, é um dos poucos institutos que oferecem cursos gratuitos de teatro no Estado de São Paulo.  No Curso de Iniciação às Artes Cênicas, a duração é de dois anos, atendendo 90 alunos em três períodos do dia. A artista plástica também estará presente durante os próximos períodos.

Além de Carminha, o coordenador da ONG diz que outros cidadãos estarão ajudando os bolsistas. “Hoje já temos três voluntários, que são a Carmem Luiza Rezende, que chega esta semana para aulas de adereços cênicos; Matheus Batizoco, sociólogo, que dá aulas de Teatro Político e Marília Marcucci, professora de Linguísitica,” conclui.

Além destas disciplinas, os alunos recebem aulas de Técnica Vocal, Técnica Corporal, Improvisação, Atuação, Canto, Dança, Ética e História do Teatro.

Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide 
 

Compartilhar: