Ribeirão Preto participa da 15ª temporada do Primavera dos Museus

Ribeirão Preto participa da 15ª temporada do Primavera dos Museus

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus busca marcar a reabertura dos espaços fechados por causa da pandemia de Covid-19

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto preparou uma programação local para participar da 15ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O intuito dos eventos é incentivar as pessoas a visitarem os espaços e conhecerem sobre a história que foram preservadas ao longo dos anos. O evento é realizado todos os anos entre os dias 20 a 26 de setembro. 

Para este ano, o tema escolhido foi o "Museus: perdas e recomeços", que busca convidar a população para uma reflexão sobre a função dos museus, e marcar a reabertura desses espaços que ficaram fechados por mais de um ano por causa das restrições contra a Covid-19. 

“As perdas são materializadas em toda a área da atividade humana. E no momento de pandemia, como este, é a oportunidade maravilhosa para os museus, que têm um repositório de experiências humanas nessa área de perdas, poderem devolver um pouco disso para a sociedade”, comenta Pedro Mastrobuono, presidente do Ibram.  

Confira a programação desta semana:
Museu da imagem e som

Visitação em formato híbrido da exposição de longa duração com mediação. 
Em um encontro on-line no Facebook do museu, Renato Caetano da Silva, chefe da Divisão de Equipamentos Culturais, vai entrevistar o músico, compositor e professor, Alessandro Machado, que vai falar sobre a crise causada pela pandemia e a contribuição da arte neste recomeço.  
Até domingo, 26, das 19h às 20h30     
Rua Cerqueira César, 371 – Centro 

Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travasso dos Santos 
Visita para apreciar projeto que expõe imagens e textos sobre o Complexo dos Museus e os Museus Municipais de Ribeirão Preto, narrando suas trajetórias e seus recomeços. 
Até sábado, 25, das 9h às 16h  
Avenida Professor Doutor Zeferino Vaz, s/n - Campus da USP       
Para mais informações, acompanhe as mídias sociais da Secretaria da Cultura e Turismo (Instragram @culturaeturismorp e Facebook/culturarp).

Lançamento do vídeo “Botânica do Complexo dos Museus - Exemplos de Recomeços"  
A produção traz o conhecimento científico da bióloga Dra. Glaucya de Figueiredo Mecca. 
Quinta-feira, 23, às 19h
No Instagram @museuribeiraopreto.
     

 

 

 
 

 


Imagem: Ibram

Galeria de imagens

Compartilhar: