Ribeirão Preto recebe Encontro de Griots, evento sobre oralidade e literatura negra
Oswaldo de Camargo participa de bate-papo mediado pela socióloga Neide Almeida

Ribeirão Preto recebe Encontro de Griots, evento sobre oralidade e literatura negra

O escritor Oswaldo de Camargo conta histórias e bate-papo no Sesc Ribeirão nesta quarta-feira, 29

Professores, escritores, estudantes e o público interessado terão oportunidade de ouvir de perto as histórias de um dos mais importantes griots da atualidade: Oswaldo de Camargo. Aos 87 anos, ele é jornalista, escritor e um dos fundadores da chamada Imprensa Negra. Oswaldo participará do Encontro de Griots, evento literário gratuito que acontece na Biblioteca do Sesc Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, 29, a partir das 19h30.

 

Griots são os guardiões da palavra, responsáveis por transmitir oralmente, de geração para geração, mitos, técnicas e tradições de sua terra, no caso, os países africanos, onde a oralidade é predominante. São considerados os protetores da história e da memória do povo negro.

 

Importante expoente da literatura negra no Brasil, o griot Oswaldo de Camargo é referência na luta antirracista. Nascido em Bragança Paulista (SP), estudou música e humanidades no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, mas a intimidade com as letras o levou a dedicar-se à escrita. Foi revisor d'O Estado de S. Paulo, redator do Jornal da Tarde, diretor da Associação Cultural do Negro e um dos principais colaboradores dos periódicos Novo Horizonte e Niger, dedicados à literatura negra.

 

Em 1978, em São Paulo, Oswaldo de Camargo também participou da fundação do Quilombhoje, grupo de escritores negros que há mais de 40 anos publica os Cadernos Negros, dedicados à divulgação de contos e poemas de conteúdo afro-brasileiro.

 

Entre seus livros estão O Negro Escrito – Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira (estudos literários); O Carro do Êxito (contos); O Estranho (poemas); Raiz de um Negro Brasileiro – Esboço autobiográfico (memórias); Lino Guedes – Seu tempo e seu perfil (ensaio); Negro Drama – Ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade (ensaio) e Negro Disfarce (novela).

 

Recentemente, publicou pela Companhia das Letras seus livros O Carro do Êxito e 30 Poemas de um Negro Brasileiro. Ainda neste ano, a mesma editora (que participa do evento no Sesc) lançará outra obra de Oswaldo de Camargo, a novela A Descoberta do Frio, cuja temática é o racismo, a indiferença e, indiretamente, a crítica à abolição de 1888.

 

Nesta quarta-feira, no Sesc, Oswaldo vai contar suas histórias, apresentar seus textos e poemas e conversar com os participantes. O bate-papo ainda contará com a mediação da escritora, poeta, educadora, gestora e produtora cultural Neide Almeida. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea, Neide é docente, pesquisadora e editora independente, além de consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais.

 

Serviço

 

Encontro de Griots – gratuito

Local: Biblioteca do Sesc Ribeirão (60 lugares)

Endereço: Rua Tibiriça, 50, Centro – Ribeirão Preto

Data: 29/3 – Quarta-feira – 19h30


Divulgação

Compartilhar: