Ribeirão Preto recebe evento em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
A data foi conquistada por militantes lésbicas brasileiras em 1996

Ribeirão Preto recebe evento em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

O "Leia Mulheres" debaterá "Amora", livro que fala sobre relações homossexuais entre mulheres

Agosto é considerado o mês da visibilidade lésbica e, por isso, o Leia Mulheres de Ribeirão Preto transformou o encontro deste mês em uma homenagem ao Dia Nacional do Orgulho Lésbico e ao Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrados nos dias 19 e 29, respectivamente.

Para abordar o assunto, o projeto debaterá o livro “Amora”, da escritora e tradutora brasileira Natalia Borges Polesso, no dia 25 de agosto, das 15h às 20h, no Memorial da Classe Operária, localizado na Rua José Bonifácio, 59, no Centro. “Amora” é o livro vencedor do prêmio Jabuti 2016 na categoria "Contos" e fala sobre as relações homossexuais entre mulheres. 

O dia 29, considerado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, foi conquistado por militantes lésbicas brasileiras durante o 1° Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996. A partir disso, agosto ficou estabelecido como o mês da visibilidade lésbica.  A data marca a luta de mulheres pela visibilidade de seus direitos e a colocação na sociedade, e tem como principal objetivo o foco na luta pelo combate à lesbofobia. 

Em 2003, após a morte da ativista Rosely Roth, considerada uma das pioneiras da história do Movimento Homossexual Brasileiro, o dia 19 de agosto ficou conhecido como o Dia Nacional do Orgulho Lésbico devido à ocupação do Ferro's Bar em São Paulo, realizada por ativistas lésbicas que eram lideradas por Rosely para manifestarem agressões lesbofóbicas. 

O evento será mediado pelas organizadoras do evento, Deise Capuzzo, Natália Andrade e Thayene Alves, e pela convidada Marina Borges. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. 


Foto: Carlos Macedo, Agência RBS

Compartilhar: