Ribeirão Preto recebe exposição de toucas que conta a história da enfermagem
Missa de formatura da I Turma do curso de Enfermagem- Acervo EERP

Ribeirão Preto recebe exposição de toucas que conta a história da enfermagem

Comemorando os 66 anos da Escola de Enfermagem da USP, evento tem visitação pública até 23 de agosto

Uma exposição de toucas brancas usadas pelas enfermeiras, da idade média até 1970, quando o acessório foi extinto da vestuário profissional, comemora este mês os 66 anos de criação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Trata-se da mostra “A touca na formação da identidade da enfermeira brasileira”, com uma seleção de peças do acervo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Segundo dados do órgão, o uso da peça surgiu do véu e da touca branca que as freiras usavam na Idade Média e marcou tanto o perfil desse profissional que, mesmo extinto do uniforme em 1970, ainda é considerada um símbolo da enfermagem.

A ideia, garantem os organizadores, é que o público viaje no tempo e conheça a importância da peça “tão característica da profissão”. A exposição está aberta à visitação até 23 de agosto na entrada principal da EERP, campus da USP em Ribeirão Preto, avenida Bandeirantes, 3900. A entrada é franca. 

EERP como centro colaborador da OPAS/OMS

A EERP foi inaugurada em 10 de agosto de 1953 sob a coordenação da professora Glete Alcântara, primeira diretora da Unidade USP. Durante sua história, formou cerca de 3,5 mil profissionais e titulou mais de 2,6 mil pós-graduandos. 

A escola oferece cursos de bacharelado e licenciatura em Enfermagem e, também, programas de pós-graduação nas áreas de Enfermagem Fundamental, Enfermagem Psiquiátrica e Enfermagem em Saúde Pública. Oferece ainda Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem.

A EERP possui reconhecimento internacional e é a única do país designada desde 1988 como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Atualmente, conta com 194 profissionais, divididos entre funcionários docentes e não docentes, coordenados pelos professores Maria Helena Palucci Marziale (diretora) e Pedro Fredemir Palha (vice-diretor). Saiba mais aqui.

*Informações do Serviço de Comunicação da USP Ribeirão Preto 


Fotos: divulgação

Compartilhar: