Ribeirão Preto recebe Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro com show da orquestra Vintena Brasileira

Ribeirão Preto recebe Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro com show da orquestra Vintena Brasileira

Evento gratuito será realizado no dia 17 de junho, no Theatro Pedro II; programação inclui lançamento de álbum comemorativo e apresentação de Thiago Monteiro

A cidade de Ribeirão Preto será palco da Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro, que chega ao Theatro Pedro II no dia 17 de junho, às 20h, com entrada gratuita. O evento traz como destaque o show da orquestra Vintena Brasileira, que lança o disco comemorativo “Que Tom Que Tá Isso?”, em celebração aos 20 anos de carreira do grupo.

 

Reconhecida por sua sonoridade vibrante e inovadora, a orquestra é conduzida pelo pianista e compositor André Marques, responsável pela direção musical e regência do espetáculo. Este é o quinto álbum autoral da Vintena Brasileira, que traz composições inéditas e arranjos originais baseados no conceito de Música Universal, criado pelo mestre Hermeto Pascoal.

 

O repertório mescla ritmos tradicionais brasileiros — como forró, choro, bumba-meu-boi, samba, jongo, maracatu e frevo — com influências da música erudita, árabe e do jazz. Além das faixas do novo álbum, o público poderá ouvir releituras de obras dos quatro discos anteriores, incluindo arranjos inéditos para músicas de Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Arismar do Espírito Santo.

 

“A grande miscigenação cultural brasileira permite uma mistura singular de elementos indígenas, africanos, europeus e árabes. Isso torna a nossa música única”, afirma André Marques. “Queremos levar ao público uma música ímpar e original, fruto da nossa pluralidade cultural herdada, que só o Brasil possui.”

 

A Vintena Brasileira surgiu em 2003, a partir de uma oficina de ritmos brasileiros com músicos do Conservatório de Tatuí (SP), e atualmente é composta por 21 integrantes de diferentes cidades. O grupo se mantém ativo graças à dedicação de seus músicos, mesmo sem financiamento fixo.

 

 

Integrantes da Vintena Brasileira:

 

André Marques (direção musical, condução e arranjos), Ana Malta (voz), André Grella (piano e acordeom), Carla Raíza (viola), Cesar Roversi (sax tenor e flauta), Daniel Barden (guitarra), Digo Ferreira (guitarra), Dô de Carvalho (sax alto e flauta), Gui Silveiras (guitarra), Jackson Silva (contrabaixo), João Casimiro (bateria), Letícia Andrade (violino), Luís Benedetti (guitarra), Luiz Anthony (bandolim e violão), Marina Bastos (flautas e flautim), Marcelo Pereira (sax barítono, soprano e flauta), Pedro Vercelino (percussão), Raphael Sampaio (trompete), Renato Pereira (violino), Samuel Dexter (piano e acordeom) e Thiago Faria (violoncelo).

 

Abertura com Thiago Monteiro

 

A noite terá início com o espetáculo “Despretensioso”, do pianista Thiago Monteiro, que apresenta composições autorais de seu disco de estreia. O repertório mistura jazz, música brasileira e elementos experimentais, criando uma experiência sonora fluída e acessível.

 

No palco, Thiago Monteiro (piano) estará acompanhado por Guilherme Ribeiro (acordeon), Bruno Migotto (baixo), Bruno Tessele (bateria) e Thiago Carreri (guitarra). Com mais de 30 anos de atuação na música, especialmente como engenheiro de áudio, Monteiro é também o idealizador do selo e gravadora Blaxtream, responsável por mais de 25 álbuns autorais — com duas indicações ao Grammy Latino.

 

A Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro é viabilizada pela Lei Paulo Gustavo e pelo Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Azul Linhas Aéreas e Imediato NexWay, além dos apoios da Riviere Studios, Apoema e Tryp by Wyndham Ribeirão Preto.

 


Serviço
Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro
Quando:
terça-feira, 17 de junho, às 20h
Onde: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370, Centro – Ribeirão Preto
Quanto: entrada gratuita
Reserva de ingressos: megabilheteria.com/evento?id=20250425183330

 


Foto: divulgação

Compartilhar: