
Ribeirão Preto recebe Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro com show da orquestra Vintena Brasileira
Evento gratuito será realizado no dia 17 de junho, no Theatro Pedro II; programação inclui lançamento de álbum comemorativo e apresentação de Thiago Monteiro
A cidade de Ribeirão Preto será palco da Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro, que chega ao Theatro Pedro II no dia 17 de junho, às 20h, com entrada gratuita. O evento traz como destaque o show da orquestra Vintena Brasileira, que lança o disco comemorativo “Que Tom Que Tá Isso?”, em celebração aos 20 anos de carreira do grupo.
Reconhecida por sua sonoridade vibrante e inovadora, a orquestra é conduzida pelo pianista e compositor André Marques, responsável pela direção musical e regência do espetáculo. Este é o quinto álbum autoral da Vintena Brasileira, que traz composições inéditas e arranjos originais baseados no conceito de Música Universal, criado pelo mestre Hermeto Pascoal.
O repertório mescla ritmos tradicionais brasileiros — como forró, choro, bumba-meu-boi, samba, jongo, maracatu e frevo — com influências da música erudita, árabe e do jazz. Além das faixas do novo álbum, o público poderá ouvir releituras de obras dos quatro discos anteriores, incluindo arranjos inéditos para músicas de Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Arismar do Espírito Santo.
“A grande miscigenação cultural brasileira permite uma mistura singular de elementos indígenas, africanos, europeus e árabes. Isso torna a nossa música única”, afirma André Marques. “Queremos levar ao público uma música ímpar e original, fruto da nossa pluralidade cultural herdada, que só o Brasil possui.”
A Vintena Brasileira surgiu em 2003, a partir de uma oficina de ritmos brasileiros com músicos do Conservatório de Tatuí (SP), e atualmente é composta por 21 integrantes de diferentes cidades. O grupo se mantém ativo graças à dedicação de seus músicos, mesmo sem financiamento fixo.
Integrantes da Vintena Brasileira:
André Marques (direção musical, condução e arranjos), Ana Malta (voz), André Grella (piano e acordeom), Carla Raíza (viola), Cesar Roversi (sax tenor e flauta), Daniel Barden (guitarra), Digo Ferreira (guitarra), Dô de Carvalho (sax alto e flauta), Gui Silveiras (guitarra), Jackson Silva (contrabaixo), João Casimiro (bateria), Letícia Andrade (violino), Luís Benedetti (guitarra), Luiz Anthony (bandolim e violão), Marina Bastos (flautas e flautim), Marcelo Pereira (sax barítono, soprano e flauta), Pedro Vercelino (percussão), Raphael Sampaio (trompete), Renato Pereira (violino), Samuel Dexter (piano e acordeom) e Thiago Faria (violoncelo).
Abertura com Thiago Monteiro
A noite terá início com o espetáculo “Despretensioso”, do pianista Thiago Monteiro, que apresenta composições autorais de seu disco de estreia. O repertório mistura jazz, música brasileira e elementos experimentais, criando uma experiência sonora fluída e acessível.
No palco, Thiago Monteiro (piano) estará acompanhado por Guilherme Ribeiro (acordeon), Bruno Migotto (baixo), Bruno Tessele (bateria) e Thiago Carreri (guitarra). Com mais de 30 anos de atuação na música, especialmente como engenheiro de áudio, Monteiro é também o idealizador do selo e gravadora Blaxtream, responsável por mais de 25 álbuns autorais — com duas indicações ao Grammy Latino.
A Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro é viabilizada pela Lei Paulo Gustavo e pelo Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Azul Linhas Aéreas e Imediato NexWay, além dos apoios da Riviere Studios, Apoema e Tryp by Wyndham Ribeirão Preto.
Serviço
Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro
Quando: terça-feira, 17 de junho, às 20h
Onde: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370, Centro – Ribeirão Preto
Quanto: entrada gratuita
Reserva de ingressos: megabilheteria.com/evento?id=20250425183330
Foto: divulgação