Ribeirão Preto terá 1ª Parada Preta LGBT+
Parada será realizada na Praça Balão do Parque Ribeirão

Ribeirão Preto terá 1ª Parada Preta LGBT+

Promovido pela ONG Arco-íris, evento, que contará com rodas de conversas, palestras e atrações musicais, visa celebrar a cultura negra LGBTQIAP+ do município

Para celebrar a cultura preta e LGBTQIAP+ em Ribeirão Preto, a ONG Arco-íris promoverá a 1ª Parada Preta no município. O evento, que será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, celebra o mês alusivo à consciência negra, data que marca a memória histórica da trajetória de luta, garra e resistência dessa população.

 

“A ideia de realizar a parada veio na necessidade de fazer o recorte racial LGBTQIAP+, porque a gente vive em uma sociedade que não discute o racismo com essa população, que sofre dois preconceitos: por ser LGBT+ e negro. Precisamos combater o racismo diariamente, pois ele ainda vive enraizado na sociedade. Com isso, tivemos a ideia de levar esse projeto para a periferia e trazê-lo de uma forma que nós avançamos os preconceitos relacionados ao combate ao racismo e na questão da LGBTQIAP+”, explica Fabio de Jesus, presidente da ONG Arco-íris.

 

No primeiro dia da Parada Preta LGBTQIAP+, que ocorre no dia 26, das 15h às 18h, haverá oficinas, debates e rodas de conversas, que abordarão o tema “Falando de diversidade”. Já no dia 27, das 16h às 20h, o público contará com apresentações de artistas da cena LGBTQIAP+, performances, DJs e cantores. Todas as ações acontecem na Praça Balão do Parque Ribeirão, localizada na rua Oswaldo Aranha, 129.

 

De acordo com a organização, o objetivo do evento é trazer a cultura LGBTQIAP+ preta da cidade, juntamente com as rodas de conversa, o conhecimento e os saberes dessa população, que sofre todos os dias na periferia. “Precisamos discutir políticas públicas de enfrentamento a esses preconceitos. Você chega na periferia e nota que muitos sofrem por serem negros, pobres e fazerem parte da comunidade LGBT. A maioria desconhece os direitos que tem. Então esse enfrentamento e o empoderamento são totalmente importantes para o município. Por meio do evento, queremos ajudar a criar políticas que podem ajudar as pessoas terem acesso aos seus direitos, que muitas vezes são negados”, afirma Jesus.

 

Segundo o presidente, o intuito é que o evento aconteça anualmente, sempre no mês da consciência negra. “Depois da realização da primeira parada, vamos apresentar um projeto de Lei para oficializar no calendário oficial da cidade como uma data importante para a nossa população preta LGBTQIAP+. O objetivo é que o evento faça parte do calendário oficial do município e que, também, a gente comece a discutir essas questões por meio da Parada Preta”, conclui.



O evento é gratuito e aberto ao público.


Foto: Divulgação

Compartilhar: