Ribeirão Preto terá oficina “Conservação de Discos de Vinil”
Vagas são limitadas

Ribeirão Preto terá oficina “Conservação de Discos de Vinil”

Curso irá abordar procedimentos e técnicas de preservação e conservação de discos

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto oferecerá no próximo sábado, 8, das 10h às 16h, a oficina “Conservação de Discos de Vinil”, realizada em parceria com o MIS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM).

 

Ministrada por Jorge D’Angelo, assistente de Conservação do MIS do Governo de São Paulo, a oficina irá abordar procedimentos e critérios técnicos adotados na preservação e conservação de discos de vinil, com enfoque para o trabalho em museus e arquivos. As técnicas abordadas também podem ser adaptadas para a preservação de discos em residências e coleções particulares.

 

O conteúdo irá contemplar quatro áreas: Apresentação sobre a mídia (história das mídias de áudio; como o disco funciona; do que é feito o disco; como é fabricado; principais formas de deterioração), higienização de discos (explicação sobre procedimento e prática de higienização real), apresentação sobre conservação (informações sobre método de guarda e apresentação de projeto para guarda de discoteca) e apresentação sobre divulgação digital.

 

Com 20 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo link.

 

Sobre o palestrante

 

Jorge D’Angelo é bacharel em história pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, possui diploma de assistente de conservação pelo SENAI e certificado no curso de Preservação de Acervos Fonográficos: discos de vinil e goma-laca ministrada pelo professor Sérgio Conde de Albite Silva pela Associação de Arquivistas Brasileiros. Trabalha há nove anos no acervo do MIS – São Paulo, tratando das mídias e equipamentos audiovisuais.

 

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: