Ribeirão Preto terá programação especial durante semana do Dia da Consciência Negra
A programação tem início nesta quinta, 16, e vai até a próxima quinta-feira, dia 23 de novembro

Ribeirão Preto terá programação especial durante semana do Dia da Consciência Negra

As atividades vão desde palestras até shows e oficinas focadas na cultura afro-brasileira

Apesar de não ser mais feriado em Ribeirão Preto, o Dia da Consciência Negra -  20 de novembro - será celebrado no município com diversas atividades culturais durante a semana. Serão realizados apresentações, seminários e oficinas que marcarão a data da morte do símbolo da luta negra no Brasil, o Zumbi dos Palmares.

O Conselho Municipal do Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Comdepir) e a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, organizaram um calendário de atividades em comemoração ao dia, tendo início nesta quinta-feira, 16, e indo até a próxima quinta-feira, dia 23 de novembro.

Nesta quinta, 16, e na sexta-feira, 17, escolas municipais e estaduais recebem oficinas de capoeira. No domingo, 19, haverá show com o grupo Raiz Samba 6 no Teatro Municipal a partir das 16h. Na segunda-feira, 20, também no Teatro Municipal, haverá uma oficina de roda de samba. Já às 19h, a USP irá promover um seminário com o tema "Uma Questão de Consciência". 

Na terça-feira, 21, acontece um seminário na Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (Aarp), a partir das 8h30. Neste evento, haverá mesas de debates durante o dia todo, finalizando às 17h, com oficina e uma atividade cultural.

O CineCaium apresentará filmes e debates, com programação ainda a ser definida, na quarta-feira, 22. O Centro Cultura Palace receberá atividades da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) na quinta-feira, 23, das 14h até as 21h, com o tema "Juventude e Políticas Públicas".  Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa:

Dia 16, quinta-feira
9h às 12h – Oficina de Samba de Roda no Saguão da Casa da Cultura - Praça Alto do São Bento, s/n

Oficina de Capoeira com Mestre Pim
8h30 – EMEI José Carlos Sobral
14h – E.E. Ministro Veiga de Miranda

Dia 17, sexta-feira
Oficina de Capoeira com Mestre Moringa
14h – EMEI José Carlos Sobral

Dia 19, domingo
16h - Show Raiz Samba 06 no Teatro Municipal - Praça Alto do São Bento, s/n

Dia 20, segunda-feira
9h - Oficina Samba de Roda no Teatro Municipal - Praça Alto do São Bento, s/n
19h Seminário Faculdade de Direito USP: “Uma Questão de Consciência” - Avenida Bandeirantes, 3900

Dia 21, terça-feira
8h30 às 18h - Seminário Racismo e Educação Infantil: Uma Infância Sem Discriminação - Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP) – Rua Otto Benz, 1100

Dia 22, quarta-feira
CineClube Cauim – Rua São Sebastião, 920

Dia 23, quinta-feira
14h às 21h - Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) – "Juventude e Políticas Públicas" – Centro Cultural Palace - Rua Duque de Caxias, 322

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: