Ribeirãopretano estreia em musical no Rio de Janeiro

Ribeirãopretano estreia em musical no Rio de Janeiro

Em peça, ator contracenará ao lado de Wolf Maya e Nathalia Timberg

O ator ribeirãopretano Gustavo Engracia integra o elenco do musical “33 Variações” que estreará no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira, 22.

O espetáculo, estrelado ainda por Nathalia Timberg e Wolf Maya – que também assina a direção da peça –, inaugura o teatro “Nathalia Timberg”, no Freeway Center, construído e idealizado por Maya em homenagem à sua amiga e colega de profissão. “Além de lindo o teatro é um dos mais modernos do país, com todo o aparato técnico e tecnológico possível. A homenagem de Wolf é justíssima. Nathalia é uma referência do teatro e da arte no país”, destaca o ator Gustavo Engracia que contracenará com a atriz de 86 anos.

“É uma honra fazer parte desse momento histórico e contracenando com uma das maiores atrizes do país. Nathalia é uma colega no palco e fora dele. De uma energia inacreditável”, diz.

Musical

Escrito pelo dramaturgo venezuelano, o texto é considerado um dos mais importantes da dramaturgia mundial e estreou na Broadway em 2009. A peça contou com o retorno da atriz Jane Fonda aos palcos e também foi a sua peça de despedida. Sendo que sua atuação lhe rendeu uma indicação ao prêmio Tony de melhor atriz.

O musical narra a história de um compositor medíocre do século XIX que escreveu uma valsa e a entregou a alguns artistas para que os mesmos fizessem variações de sua composição. O único que não aceitou foi Beethoven, mas não se entende o motivo de ele pedir para ninguém mais trabalhar na valsa, que ele próprio o faria. “Foi então que surgiram as '33 variações' da composição, por Beethoven. A história da peça é justamente sobre o que o levou a transformar uma valsa medíocre em algo tão genial. Musical erudito examina o processo criativo por trás das Variações Diabelli de Beethoven e por que ele foi obrigado a escrever 33 variações distintas sobre um tema simples, porém considerado uma obra prima de Beethoven”, adianta o ator.

Parte do elenco

Gustavo Engracia interpretará a personagem Anton Shindler, pupilo, amigo controverso e primeiro biógrafo de Beethoven. O ator conta que a oportunidade de atuar no musical surgiu quando ainda residia em Ribeirão Preto. “Estava há quase quatro anos realizando alguns trabalhos na cidade e também em São Paulo. Então, a atriz e diretora Flávia Pucci, com quem trabalhei em 2012,  no espetáculo “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues, apresentou meu trabalho para o Wolf Maya e ele me convidou. Desde então estamos juntos”, explica.

Projetos

Ator profissional desde os 18 anos e já atuou em mais de 25 espetáculos. Paralelamente a “33 Variações”, o ator estreará, ainda no primeiro semestre deste ano, em Ribeirão Preto, o espetáculo solo “91 reais ou Não Vai Haver Amor Nesse Mundo Nunca Mais”, com direção do também ribeirãopretano André Cruz e texto de Roberto Gonçalves de Lima.  “Após a estreia viajaremos com o espetáculo pelo Brasil”, conclui.

Foto: Airton Silva e Guga Melgar

Compartilhar: