Ribeirãopretano se apresenta em festival internacional de harpas em São Paulo
Ribeirãopretano se apresenta em festival internacional de harpas em São Paulo

Ribeirãopretano se apresenta em festival internacional de harpas em São Paulo

Nando Araújo é harpista há mais de dez anos

O filósofo e músico Nando Araújo irá se apresentar no SPHarpFestival, em São Paulo, evento musical com cinco dias recheados de apresentações de expressivos harpistas brasileiros e estrangeiros. O festival será realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil, de quarta-feira, 26, a domingo, 30. Nando sobe ao palco no sábado, 29, às 20h.

Nascido em Ribeirão Preto, o músico se envolveu com a música desde criança, aos sete anos de idade. Tocou trompete na Banda Marcial do Colégio Marista e aprendeu a tocar violão erudito no Conservatório Carlos Gomes da cidade. Formou-se em Filosofia pelo Centro Universitário Moura Lacerda e fez mestrado em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, onde desenvolveu um estudo sociológico sobre o movimento New Wave no Brasil na década de 80.

Mas o seu contato direto com a harpa, um dos instrumentos mais antigos do mundo, veio só mais tarde. “Sempre me identifiquei com ela por meio de projetos, porém só comecei mesmo a aventura musical e cultural com a harpa céltica em 2005”, explica Nando. Autodidata, ele considera o instrumento como transicional, levando o indivíduo do mundo cotidiano ao poético.

Esta é a terceira vez em que Nando é convidado para participar do SPHarpFestival, que acontece há 12 anos, e também já foi realizado no Rio de Janeiro. “O público destes concertos é sempre muito atento e aberto às novas sonoridades”, completa.

Sobre o show

A apresentação tem o nome “Celtic Brasil”, do projeto Nando Araújo Trio, que une a sonoridade da harpa céltica com os instrumentos do folclore brasileiro. A viola caipira é tocada pelo maestro José Gustavo e a rabeca pela virtuose Sara Sesca, ambos talentos de Ribeirão Preto. O trio já apresentou seu show em fevereiro, no festival Fiato al Brasile, em Faenza, na Itália.

Serviço
SPHarpFestival
Quando:
De 26 a 30 de abril
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Informações aqui.


Foto: Divulgação

Compartilhar: