Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto promove Ciclo de Escutas
Primeiro encontro do Ciclo de Escutas será voltado ao segmento de audiovisual

Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto promove Ciclo de Escutas

Objetivo é acolher propostas da sociedade civil organizada e agentes culturais que irão compor o Plano de Ação

A Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto inicia, a partir desta quinta-feira, 25, um Ciclo de Escutas com o objetivo de receber e acolher propostas da Sociedade Civil Organizada para compor o Plano de Ação do município. Serão realizados quatro encontros presenciais, sendo o primeiro voltado ao segmento de audiovisual, no Salão Rosa do Palácio Rio Branco. A verba disponível para Ribeirão Preto é de R$ 5.235.246,10, proveniente da Lei Paulo Gustavo, destinada a mitigar os impactos da pandemia no setor cultural.

 

Os encontros presenciais serão realizados no Salão Rosa do Palácio Rio Branco, localizado na praça Barão do Rio Branco, centro, às 18h30. O primeiro encontro do Ciclo de Escutas será voltado ao segmento de audiovisual. Serão realizados dois encontros para o setor de audiovisual e outros dois para as demais áreas da cultura, sendo o segundo encontro para as demais áreas no dia 30 de maio. Os dois últimos encontros acontecerão nos dias 1º e 5 de junho.

 

Além do Ciclo de Escutas, uma comissão municipal composta por representantes do poder público e da sociedade civil em paridade será formada para garantir a transparência no processo de construção do Plano de Ação.

 

A Lei Paulo Gustavo

 

A Lei Paulo Gustavo, criada com o objetivo de mitigar os efeitos econômicos e sociais da pandemia de COVID-19 no setor cultural, destinará R$ 3,862 bilhões a estados e municípios para utilização no setor de audiovisual e demais áreas da Cultura. A lei também visa promover a inclusão e democratização do acesso aos investimentos destinados pelo Ministério da Cultura, com medidas afirmativas e acessibilidade para todos os públicos.

 

Nos próximos meses, serão realizadas ações e repasses conforme os Planos de Ação elaborados por cada estado e município, incluindo editais, premiações e chamamentos para fomento a projetos e artistas.


Freepik

Compartilhar: