Teatro da USP convida atores para experimento de montagem teatral
Teatro da USP convida atores para experimento de montagem teatral

Teatro da USP convida atores para experimento de montagem teatral

A iniciativa seleciona anualmente pelo menos dez atores de diversas localidades e experiências para um espaço de laboratório

O Teatro da USP – TUSP seleciona atores para mais um experimento de montagem teatral na capital paulista em 2017. A ação realizada desde 2015 pelo Núcleo TUSP de Teatro da capital chega a 3ª edição com a proposta de trabalhar uma montagem teatral a partir da obra de William Shakespeare. As inscrições serão realizadas até 27 de janeiro pelo e-mail [email protected] com o assunto: Montagem Núcleo TUSP 2017 e um breve currículo.

Na terceira edição, a ação do TUSP já resultou na montagem de Outro K, baseado no texto O Processo, de Kafka, em 2015 e nos textos O Pequeno Eyolf, de Henrik Ibsen, e Mahagonny, de Bertolt Brecht, em 2016.

Diferente de um curso convencional a iniciativa não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável com um vínculo profissional entre as partes, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

Para participar, os atores precisam ter mais de 18 anos e não é necessário ter vínculo com a USP. A ação não prevê qualquer vínculo financeiro. Para mais informações os interessados podem acessar aqui.

Para René Piazentin, orientador de arte dramática do TUSP e coordenador do Núcleo TUSP, a ação representa algo híbrido entre um teatro comercial e um teatro de grupo.

“A vantagem do Núcleo é de ser uma ação que não tem as pressões que se teria dentro de um circuito profissional e do outro lado tem a questão de grupo, pois apesar de não ser um coletivo teatral nós conseguimos criar um ambiente de trabalho que tem possibilitado que as pessoas se interessem por outras ações além do trabalho de cena, como assistência de direção, figurino, iluminação, operação de luz, direção musical. É um espaço onde criamos aberturas para esses interesses e essas competências, tanto de quem já tem experiência em determinada área, quanto para quem quer experimentar”, explica.

O período previsto para as apresentações do resultado do processo de montagem é novembro e dezembro de 2017.


Foto: Divulgação

Compartilhar: