Teatro Municipal recebe o espetáculo Cesária nesta sexta, 04
O roteiro do espetáculo discute morte, vida e travestilidade

Teatro Municipal recebe o espetáculo Cesária nesta sexta, 04

Peça encenada pela Coletiva Profanas tem entrada gratuita

A Coletiva Profanas estreia nesta sexta-feira, 04, às 20h30, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, o espetáculo Cesária, com elenco composto por Aivan (Mãe), Morgana Olívia Manfrim (Filho), Nata da Sociedade (Cesária) e trilha sonora ao vivo com o baterista Henrique Kehde. Em uma montagem fragmentada que não se detém à passagem tradicional do tempo, o espetáculo parte de uma trama em que o filho procura pelo pai desaparecido, que começa a escrever-lhe cartas que se misturam ao passado e ao presente. Nessa busca pelo pai, o filho encontra sua mãe e Cesária, a travesti grávida de um planeta.

 

As tramas remetem a tempos epi-pandêmicos, recentes e de outrora, como a de HIV/AIDS, iniciada no fim dos anos 1980 e a da Covid-19, em 2020. A menção às pandemias não está implicada de modo objetivo, mas sim num campo de ambientação dessas duas épocas que se encontram.

 

A peça toca exatamente no assunto da travestilidade, porque desafia o público a entender seu olhar sobre uma pessoa transicionada em diversas gerações. A dramaturgia surge com a necessidade de afirmar que pessoas trans não nasceram em um corpo errado e que a cisgeneridade não é uma condição intrínseca ao ser humano. Ninguém nasce cisgênero, vocês se tornam!

 

A escrita desta peça, que começou a ser criada em 2020, parte de um desejo de falar, tanto para o futuro quanto para o passado, que é necessário confiar no sonho de se tornar quem se deseja ser.

 

A construção da encenação (cenografia, figurino, efeitos especiais e iluminação) inicia em paralelo com o estudo da dramaturgia pelo elenco. Cesária, que não obedece ao cronológico, propondo uma espiralar temporal que inverte a lógica de nascer e morrer para morrer e nascer, se torna um fator fundamental para a construção da montagem da cenografia, trilha e a constante transmissão de vídeo ao vivo, que também está presente no espetáculo. Além da inversão de morte e vida, a dramaturgia e a direção dialogam com paradoxos da grávida, feto e médica de um corpo só, a travesti grávida de um planeta e a auto cesárea sem bisturi.

 

Serviço

 

Espetáculo Cesária

 

Data: Dia 4 de agosto (sexta-feira)

 

Horário: 20h30

 

Entrada: Gratuita

 

Ingressos: Retirada pelo Sympla ou 1kg de alimento, no dia 4 de agosto, a partir das 18h, na bilheteria

 

Local: Teatro Municipal

 

Endereço: Via São Bento - Campos Elísios


Bruna Carvalho

Compartilhar: