Tenor ribeirãopretano vence 15º Concurso Maria Callas

Tenor ribeirãopretano vence 15º Concurso Maria Callas

Ramon Mundin, de 21 anos, foi contemplado com quantia em dinheiro e uma bolsa de estudos para competir no Sarzana Ópera Festival, na Itália

O tenor ribeirãopretano Ramon Mundin, de 21 anos, foi o vencedor do XV Concurso Maria Callas, realizado no dia 9 de abril deste ano. O jovem, que é aluno de Licenciatura e Bacharelado em Música do Instituto de Artes, apresentou a ópera com o papel de Gastone de Letoriéres, da obra La Traviata, de Giuseppe Verdi.

Segundo Mundin, que participou pela primeira vez do Maria Callas, o concurso é organizado pelo Theatro São Pedro, em São Paulo, e ocorre em três etapas, Eliminatória, Semifinal e Final, e recebe inscrições de cantores brasileiros e latino-americanos, de 18 a 40 anos. “Foi inesperado o resultado. Fui participar pela primeira vez do concurso e não pensava que iria conseguir passar para a próxima etapa, muito menos vencer”, conta Ramon.

Além da quantia em dinheiro, Mundin também foi contemplado com uma bolsa de estudos para competir no Sarzana Ópera, na Itália, tendo a oportunidade de ter aulas com grandes nomes da música mundial na área de canto lírico. O ribeirãopretano irá embarcar no dia 27 de junho e retornará ao Brasil no mês de agosto.

Para Ramon, o maior desafio da competição foi ter que cantar diante de uma banca com examinadores internacionais e brasileiros conhecidos e influentes no meio. “O maior desafio do concurso foi a exposição à banca internacional e brasileiros que fazem parte da ópera do país. A tensão de me apresentar para eles foi grande, mas no final ocorreu tudo bem”, explica Mundin.

Por conta da bolsa de estudos, o jovem terá que custear a viagem para Itália e pretende realizar apresentações em Ribeirão Preto. “Não temos data para as apresentações, mas provavelmente acontecerão no mês de maio”, finaliza o jovem.  


Foto: Reprodução Facebook

Compartilhar: