
Papo João Rock encerra segunda edição com debates sobre moda, música e identidade cultural
Encerrando a programação, o evento promoveu um bate-papo com convidadas que abordaram temas como arte, estética, comunicação e empreendedorismo
A 2ª edição do Papo João Rock foi encerrada na noite desta quarta-feira, 12 de junho, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. O evento, que já havia promovido dois encontros ao longo da semana, teve como destaque, em seu último dia, painéis que abordaram temas como moda, música, comunicação e o universo empresarial. As convidadas discutiram os impactos desses elementos na construção da identidade cultural de marcas e pessoas.
No primeiro painel, “Música & moda: construção de moodboard e identidade visual”, a mediação ficou por conta de Mari Moon, referência na comunicação musical e na cultura pop. Participaram também Carol Silvanno, colunista da “Steal The Look”; Hellene Hoy, especialista em comportamento do consumidor e branding; Vanessa Toledo, uma das idealizadoras do Papo João Rock; e a cantora Thalícia Bozza.
Durante o debate, elas refletiram sobre como pessoas e marcas podem transmitir sentimentos, mensagens e identidade por meio da estética. Vanessa destacou a construção da identidade visual do próprio festival João Rock e do projeto Papo João Rock, mencionando outros festivais como inspiração. As convidadas também falaram sobre as diferenças entre os conteúdos produzidos para meios físicos e digitais e sobre como arte e moda se transformam ao longo dos contextos históricos e políticos.
Música e originalidade em foco
No segundo painel, “Música e moda como expressão de estilo e lifestyle”, Mari Moon recebeu a jornalista de moda Luiza Brasil; a criadora e diretora do “Lambisgóia Cast”, Martchela; e Bianca Venturotti, ex-diretora de marketing da marca “Boca Rosa”, da influenciadora Bianca Andrade.
Uma das falas mais marcantes foi a de Luiza Brasil, que afirmou que “os maiores artigos de luxo do povo brasileiro são as músicas brasileiras, valorizadas no exterior, inclusive”.
O painel também trouxe reflexões sobre como a música pode fortalecer a identidade de marcas, por meio de trilhas sonoras, por exemplo. As participantes ressaltaram ainda que roupas podem contar histórias, mas lamentaram a crescente perda de originalidade em diversas marcas e influenciadores. Segundo elas, o excesso de cópias e “cosplays” compromete a autenticidade no mercado.
Ao final dos bate-papos, a cantora Thalícia realizou um pocket show, com drinks e aperitivos oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Quando acontece o João Rock?
O Festival João Rock será realizado neste sábado, 14 de junho, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto. Os portões serão abertos às 13h. O evento contará com atrações de diversos gêneros, como rap, trap, funk, reggae e, claro, muito rock. A programação completa dos shows já foi divulgada.
Foto: João Pedro Rehberger