Torcedor de Ribeirão Preto fez livro com as mais de 700 camisas da história do Corinthians
Design fez ilustrações de todas as camisas utilizadas pelo Corinthians desde 1910

Torcedor de Ribeirão Preto fez livro com as mais de 700 camisas da história do Corinthians

Evaldo Júnior é designer e conta a história dos uniformes do clube da capital paulista

O designer e atendente de pista do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, Evaldo Júnior, transformou a paixão pelo Corinthians em livro. Não exatamente a história dele com o clube, mas a história das camisas do maior campeão Paulista. Evaldo desenhou mais de 700 vestes usadas nos 108 anos da equipe, e, no último mês, lançou um livro com as ilustrações.

A ideia surgiu há muito tempo. Em 2007, ele começou a publicar os trabalhos em um blog, e, em 2009, já pensando no centenário do Corinthians, que seria comemorado no ano seguinte, ele resolveu fazer o livro.

No entanto, apesar das intenções, ele penou para conseguir publicar o livro. As editoras não se interessaram, também, em razão dos custos, já que a obra precisava ser toda colorida e impressa em um papel especial para imagens. Por isso, decidiu fazer a publicação por conta própria. Em 2018, o projeto saiu das telas para o papel: ele publicou 500 exemplares - e já vendeu 120.  

A favorita

Evaldo conta que o trabalho de pesquisa foi a partir de livros e revistas antigos que ele já colecionava, além de catálogos do clube e recortes de jornal. A preferida é uma das camisas ícone da história do clube, a preta com listras brancas utilizada na conquista do Campeonato Paulista de 1977.

“A mais bonita é a preta dos anos 1970. Só a camisa preta, escura com as listras e sem nenhuma marca”, pontua o design, que relata que as mais difíceis de se desenhar foram os modelos utilizados pelos defensores.

“As mais complicadas eram as de goleiros dos anos 1990, porque tinha muita estampa, que o goleiro Ronaldo costumava usar. Essas foram as que mais deram trabalho para fazer. Para achar, não foi muito difícil, porque tem bastante foto”, explica o autor, que colocou no livro uniformes até o fim de 2017, quando o clube foi campeão brasileiro. Mas, para quem acha que a publicação do livro já foi o ponto alto de Evaldo, ele já emenda as novidades.

“Já vou atualizando tudo, para uma próxima edição quando já estiver tudo pronto”, conta o design, que já fez trabalhos para livros e revistas de outros clubes, como Fluminense, Vasco,  além da Seleção Brasileira.

 

 


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: