USP Filarmônica homenageia a jornalista Érica Amendola “in memoriam”
Serão duas apresentações com o mesmo programa e entradas gratuitas, nesta terça-feira, dia 28, no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto, e na quarta-feira, dia 29, no Teatro Municipal de São Carlos
Nesta terça-feira, 28, a USP Filarmônica realizará seu 193º concerto pela Série Concertos USP, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. O Theatro Pedro II está localizado no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na rua Álvares Cabral, 370.
Com entrada gratuita e aberto ao público em geral, a apresentação sinfônica terá início às 20h e será uma homenagem póstuma à Érica Amendola (9 de agosto de 1960 – 30 de abril de 2024). Filha do saudoso pintor Francisco Amendola e irmã do fotógrafo Thor Crespi Amendola, Érica foi uma jornalista ribeirão-pretana especialmente amiga de todas as artes.
A USP Filarmônica se apresenta também com o mesmo programa na quarta-feira, 29, às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos, Rua Sete de Setembro, 1.735, no Centro de São Carlos, num concerto dedicado à efeméride de 30 anos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e de 30 anos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), ambos da USP. Por conta da lotação do teatro, os ingressos são distribuídos 1h antes do concerto, na bilheteria.
Músicos e programa
Sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, a apresentação, em especial dedicada à música brasileira, contará com o solista convidado João Camarero ao violão – um dos mais reconhecidos intérpretes da música instrumental brasileira da atualidade. Participarão também como solistas Ivan Rodrigues (violino), Robson Fonseca (violoncelo), Fábio Simão (trompete) e Tales Thomaz de Souza (trombone).
O programa inclui o Concerto para Violão e Orquestra de Heitor Villa-Lobos, composto no Rio de Janeiro em 1951. A peça é dividida em três movimentos: I) Allegro preciso; II) Andantino/Andante/Più mosso/Cadenza e III/Allegretto non tropo/Vivo.
Outra obra do programa é o célebre Carinhoso – Polca Vagarosa de Pixinguinha, composta em 1917, com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi. Também serão apresentadas duas danças populares brasileiras de compositores anônimos do início do século 19: Lundum, cuja parte para violino solo foi anotada por Carl Friedrich Philipp von Martius, por volta de 1820, e Lundum/Congada, com versão proliferada para piano e orquestração de Francisco Mignone e de Rubens Russomanno Ricciardi.
O concerto incluirá ainda Valsa de Esquina nº 6, de Francisco Mignone, composta em 1940 e orquestrada por Rubens Russomanno Ricciardi, bem como a Ave Maria de Caccini de Vladimir Vavílov, datada de cerca de 1969. Por fim, será apresentada Estrela é Lua Nova, um canto de fetiche de macumba do início do século 20, com pesquisa e arranjo de Heitor Villa-Lobos e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi.
A série mensal de Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), em conjunto com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária da USP de São Carlos e do IFSC, bem como ainda em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II e com a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio do Teatro Municipal daquela cidade.
USP Filarmônica – Theatro Pedro II
Quando: terça-feira, 28, 20h
Onde: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, nº 370
Quanto: Entrada gratuita – os convites serão distribuídos às 19h, no Teatro Pedro II, no mesmo dia do concerto.
Foto: André Estevão